Resumo:
A economia de plataforma tem modificado diferentes segmentos de mercados por meio do uso da tecnologia para criação e troca de valor entre produtores e consumidores. Diferentemente dos modelos de empresas pipeline, em que as transações acontecem em um formato de cadeia linear de valor, as plataformas digitais conseguem apresentar diversas variáveis de interações entre as partes do negócio, tornando-as mais dinâmicas e competitivas. Neste contexto, o cooperativismo de plataforma busca trazer uma abordagem de propriedade coletiva e de gestão democrática para os novos negócios baseados em tecnologia. Essa nova perspectiva do cooperativismo já está difundida na prática em alguns países, enquanto ainda se observam poucas experiências aplicadas no Brasil. Pode-se, portanto, constatar, com base em tais evidências, que existam alguns desafios para viabilizar o modelo de plataforma cooperativa no Brasil. Para entendimento destes fatores, a presente dissertação tem como objetivo geral estruturar um modelo de plataforma cooperativa no ramo de hospedagem para geração de valor para os associados de cooperativas de crédito. A escolha do ramo de hospedagem foi motivada pela possibilidade de geração de renda para os associados, além da inclusão de aspectos de impacto social e ambiental, propulsores da promoção do desenvolvimento local e de um turismo mais sustentável. A conexão com as cooperativas de crédito tem como vantagens o número significativo de associados e a maior afinidade destes com o cooperativismo, em relação à população em geral, além da possibilidade de acesso a alternativas de financiamento da plataforma cooperativa em estudo. Utilizou-se o Design Science Research como metodologia de pesquisa, com abordagem qualitativa e seguindo as etapas de construção e validação do artefato. Para melhor entendimento do contexto do cooperativismo de plataforma no Brasil, aplicou-se um questionário direcionado a oito especialistas do tema, para identificação dos desafios para a sua implantação. Utilizou-se o business model canvas para a validação do artefato em entrevistas com quatro intraempreendedores de uma cooperativa de crédito, uma Chief Executive Officer de startup do ramo de viagens e uma consultora de sustentabilidade. Na última etapa de validação foram entrevistados três dirigentes de cooperativas de crédito, vinculados às áreas de: inovação, sustentabilidade e negócios estratégicos. Por fim, apresenta-se um modelo de negócios de uma plataforma de cooperativa de hospedagem, resultante da pesquisa, capaz de gerar de valor para as partes interessadas da plataforma, e de geração de impacto positivo nas comunidades.