Resumen:
No século XXI, um dos desafios do ensino de línguas é promover situações de aprendizagem significativas. O presente trabalho tem como objetivo investigar como a produção de uma história digital em língua alemã favorece o desenvolvimento dos multiletramentos e o fortalecimento da identidade “alemã” dos alunos. Por meio de uma pesquisa-ação, fundamentada nas definições de Tripp (2005), na qual o professor é o próprio pesquisador, e Kersch (2020), em que a aprendizagem acontece pela experiência, desenvolveu-se a base metodológica para a geração de dados desta pesquisa intitulada “Deutsch in meinem Leben, erzähle mir davon”. O projeto foi planejado e desenvolvido pela professora-pesquisadora com onze alunos aprendizes de língua alemã em uma escola da rede privada do Rio Grande do Sul no contexto da pandemia COVID-19. Como âncora teórica, alicerçamo-nos nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2005, 2008; SOARES, 2003), nos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012, 2013; KERSCH e MARQUES, 2017; RIBEIRO, 2018, 2020, 2021) e na análise do significado (COPE, KALANTZIS, 2009, 2021). Fundamentamo-nos, também, no estudo da história digital (ROBIN, 2008), a qual serviu de base para a análise. Por último e não menos importante, embasamo-nos nos estudos de identidade (HALL, 2006; IVANIC, 1998). Esses aportes teóricos apontam para uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem de línguas, muito necessária no contexto em que vivemos, marcada pela tecnologia, principalmente depois da pandemia. Os resultados mostram que houve desenvolvimento dos multiletramentos pelos estudantes, uma vez que construíram significado de maneira multimodal nas suas histórias digitais, sendo agentes e exercendo protagonismo em sua aprendizagem – mesmo em um contexto pandêmico no qual as diferenças de acesso entre escolas públicas e privada foram gritantes. Ademais, percebemos que o sentimento de identidade se reavivou dentro dos alunos, uma vez que eles se identificaram com a língua novamente, vendo o papel importante que ela desempenha em suas vidas.