Abstract:
O campo empírico pesquisado deu-se em uma Instituição Federal de Ensino público, caracterizada por uma identidade singular de estrutura multicampi, que oferece educação em todos os níveis, situada no Estado do Rio Grande do Sul, instalado no extremo sul da zona sul, da cidade de Porto Alegre, no bairro Restinga, pertencente à Reitoria na Cidade de Bento Gonçalves, composto por 17 campi. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os fatores que motivam docentes no seu cotidiano, no IFRS-Campus Restinga e os impactos que um docente motivado pode gerar no ambiente educacional. No entanto, para tornar possível o objetivo geral, procurou-se responder os seguintes objetivos específicos: mapear os processos da gestão pedagógica referentes ao corpo docente do IFRS- Campus-Restinga; compreender o que motiva os docentes do IFRS-Campus Restinga referente ao trabalho desenvolvido; conhecer como a gestão pedagógica, percebe o que motiva os docentes no IFRS-Campus Restinga; oferecer subsídios ao IFRS- Campus Restinga, de forma a contribuir com os processos da gestão pedagógica no que se refere ao que motiva seus docentes. No que se refere ao método, optou-se por um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, com coleta de dados quanti-quali. Utilizou-se, como técnicas para coleta de dados, a pesquisa documental, analisando o Relatório de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS; Entrevistas semiestruturadas aplicadas a 2 Gestores; Questionário para obtenção de informações aplicado a 22 docentes do Campus Restinga. Dos resultados encontrados, pelos docentes estão: o amor ao oficio docente, boa relação com a comunidade acadêmica, salário e plano de carreira, qualidade de vida no trabalho, promover a formação continuada dos docentes e suas condições de trabalho, verticalização do ensino e a democratização dos processos. Com base nos resultados encontrados constatou-se que, ainda que os docentes se percebam motivados, estes ignoram ou não dão o devido valor ao impacto que a formação continuada pode gerar na motivação, de forma a torná-los sujeitos protagonistas do seu desenvolvimento. O que também se confirma na percepção dos gestores que relacionam a motivação docente a fatores extrínsecos como: salário e plano de carreira, verticalização do ensino, tempo garantido de planejamento, condições de trabalho, estrutura física do Campus, gestão democrática, bom exemplo da gestão, empatia, fazer com qualidade de maneira a fazer sempre a diferença. Além do que, ambos os gestores, afirmam que não tinham a questão da motivação docente como relevante nas suas práticas pedagógicas, o que reitera a ausência do relacionar motivação com a formação continuada, que está fortemente prevista nos documentos institucionais e dizem respeito aos fatores intrínsecos da motivação. Por fim, foram sugeridas formações continuadas, de forma a sensibilizar os docentes da importância de seguirem se desenvolvendo nesse espaço de educação, para que os mesmos se sintam mais valorizados e não somente como produtos geradores de resultados na área da educação; Encontros de diálogos entre gestão acadêmica e docentes; Aplicação de dinâmicas que possam gerar ainda mais união e empatia entre gestão e docentes do Campus Restinga.