Abstract:
A evasão escolar é uma temática presente em diversos estudos, na área da Educação, que buscam identificar os motivos que levam os alunos ao abandono escolar. Este trabalho traz um outro viés e busca compreender o contrário: os motivos que levam os estudantes a continuarem na escola. O objetivo geral deste estudo é analisar os fatores mais relevantes para a permanência dos estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da UFRGS. Na revisão de literatura, aborda-se a história da educação de jovens e adultos no Brasil, as políticas públicas existentes para essa modalidade, o perfil dos estudantes que a frequentam, o Colégio de Aplicação da UFRGS e o funcionamento da EJA nessa instituição, as motivações intrínsecas e extrínsecas para a permanência e, por fim, um levantamento de artigos publicados sobre a evasão e permanência na EJA. A metodologia adotada foi o estudo de caso, em que se realizou análise documental das entrevistas de ingresso dos estudantes e três grupos focais com alunos e ex-alunos da EJA do Colégio de Aplicação. Através da análise dos dados coletados, pode-se compreender que tanto fatores intrínsecos quanto extrínsecos influenciam na permanência dos estudantes, entretanto as relações e os vínculos que são criados na escola destacam-se como os fatores que mais impactam, especialmente a relação professor-aluno. A partir dos resultados da pesquisa, foi elaborado um conjunto de sugestões à instituição de ensino que poderão ser utilizadas nas ações planejadas com vistas a favorecer a permanência dos estudantes na escola.