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Um estudo de casos-múltiplos sobre o uso de ferramentas de alinhamento estratégico

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metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Christian Milson Bopp da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pipkin, Alex;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0825863468456472;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Um estudo de casos-múltiplos sobre o uso de ferramentas de alinhamento estratégico;
metadataTrad.dc.description.resumo O campo da estratégia empresarial é tão vasto e necessário, ainda mais com a concorrência acirrada e a velocidade com que as coisas se modificam nos dias atuais. É nesse amplo campo de práticas e teorias que esta pesquisa busca contribuir, procurando compreender as iniciativas e ferramentas adotadas pelas empresas entrevistadas, correlacionando com as teorias. Esta pesquisa manteve foco no alinhamento estratégico, que é o elo entre o planejamento, elaborado pelo alto escalão, e a sua execução, no nível operacional. Através do alinhamento é que as empresas conseguem entregar os valores idealizados no plano estratégico aos seus clientes e obter vantagem competitiva no seu mercado. Empresas sem alinhamento dispendem muita energia em resoluções de conflitos, apresentam demora nas tomadas de decisões por parte dos gestores, evidenciam um distanciamento entre as áreas da empresa, apresentam falta de autonomia nos níveis mais baixos, observam desmotivação das equipes e outras situações que não contribuem com os objetivos estratégicos da empresa e o seu sucesso torna-se um caso aleatório. Por conta deste contexto é que se observa a relevância deste tema para empreendedores e empresas que buscam por vantagem competitiva, e por isso esta pesquisa procurou trazer conhecimentos a partir da revisão teórica e a sua correlação com as práticas observadas nas empresas pesquisadas. Para apropriar-se do assunto fez-se uma revisão das teorias, de forma abrangente, relacionadas à estratégia e administração estratégica, e teorias específicas sobre o tema alinhamento estratégico, destacandose os autores Lavovitz e Rosanski (1997) e Norton e Kaplan (1997). As obras destes autores agregam muitos conceitos e teorias que buscam, entre outros aspectos, conectar o sucesso da empresa ao sucesso de metas para ativos tangíveis e intangíveis. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória de caráter qualitativo e buscou-se através de entrevistas semiestruturadas coletar dados relevantes que pudessem elucidar as questões propostas, por meio de um estudo de casos-múltiplo com as empresas MWM INTERNATIONAL NAVISTAR, do setor automotivo, UNITEC, do setor serviços relacionado a educação e ensino, e ALPHA SERVIÇOS, do setor de serviços de advocacia tributária e auditoria contábil. As empresas pesquisadas são de setores e portes distintos e com diferentes níveis de maturidade em relação a planejamento estratégico e alinhamento estratégico. Fez-se uma análise de conteúdo de dados obtido por entrevistas semiestruturadas, com exposição dos resultados por meio de análise discursiva e também por categorização de dados, assim como pelo diagrama de Labovitz e Rosanski (1997). Buscou-se verificar se o alinhamento estratégico destas empresas está sendo executados e monitorados por indicadores que refletem o seu sucesso e para isso utilizou-se o instrumento de diagnóstico de Labovitz e Rosanski (1997) para a avaliação do nível de alinhamento que estas empresas possuem, como uma verificação adicional e uma forma de triangulação dos resultados. Esta pesquisa visa contribuir com empresas que buscam por vantagem competitiva nos seus mercados, por meio do alinhamento estratégico, e gerar conhecimento de práticas e teorias que possam ser aplicadas, bem como contribuir com o conhecimento científico através de novas observações e correlações entre as teorias e as práticas. Sugere-se que novas pesquisas aprofundem o tema para uma maior difusão da cultura e das práticas de alinhamento estratégico.;
metadataTrad.dc.subject Estratégia; Planejamento estratégico; Administração estratégica; Alinhamento estratégico;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-07-03;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10755;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Administração;


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