Abstract:
O presente trabalho busca propor diretrizes projetuais, pela perspectiva do design estratégico, que possam mobilizar processos da aprendizagem experiencial de Kolb (1984) a fim de auxiliar na capacitação dos professores com relação as competências do século XXI no ensino superior em uma universidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Para alcançar esse objetivo, fundamentou-se em conceitos de educação (DEWEY, 1948; FREIRE, 1979), competências para o século XXI (BORBA, 2019; OME, 2016; SCOTT, 2015), aprendizagem experiencial (KOLB, 1984) e espiral de construção de conhecimentos (NONAKA; KONNO, 1998). Também se baseou nas transformações do design (BUCHANAN, 2015; DESERTI; RIZZO, 2014; KRIPPENDORF, 2006; MURATOVSKI, 2015), no design estratégico (MERONI, 2008; ZURLO, 2010) e no metaprojeto (BENTZ; FRANZATO, 2016; SCALETSKY, 2016). A pesquisa possuiu caráter exploratório, a partir de um estudo de caso e ocorreu por meio de análise documental e do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas; seu método de análise dos dados se deu pela análise de conteúdo. Desse modo, a pesquisa conectou as bases teóricas aos dados coletados, analisando as competências a serem desenvolvidas pela unidade de formação docente da instituição. Desenvolveu-se, então, um modelo de diagnóstico a partir das competências propostas por Borba (2019). Sugere-se que esse modelo seja executado pela instituição para entender as discrepâncias entre o que a instituição busca, o que é feito pela formação e como os professores se situam na realidade. Por fim, conectou-se o design estratégico à aprendizagem experiencial e à espiral de construção de conhecimentos como uma forma de fomentar o desenvolvimento das competências para os professores a partir do uso de workshops. Assim, foram propostos norteadores para a construção de uma cultura formativa para a instituição para desenvolver um projeto de design estratégico com enfoque na aprendizagem experiencial pelo uso de workshops.