Abstract:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da orientação profissional em um sistema informatizado online. A expansão do aconselhamento de carreira pela Internet é existente na Europa e nos Estados Unidos desde os anos 60 e tem por objetivo efetuar o serviço de orientação vocacional via computador, semelhante ao fornecido pelos conselheiros. Para tanto, buscou-se avaliar a indecisão profissional, a autoeficácia, a maturidade e a ansiedade frente a escolha profissional, utilizando a teoria de construção de carreira. Participaram 38 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas particulares e públicas, de ambos os sexos, com idade de 16 a 18 anos, da região do vale do rio dos sinos. O pré e pós-teste, realizado também de modo online, contou com os instrumentos: escala de indecisão vocacional, escala de autoeficácia na tomada de decisão de carreira, escala de maturidade para a escolha profissional, avaliação da ansiedade e um questionário sociodemográfico, familiar e clínico. A intervenção possuiu seis sessões de orientação profissional. Os resultados evidenciaram que ao comparar os escores no pós-teste, intragrupo e intergrupo, houve diferença estatisticamente significativa na maturidade para a escolha profissional, autoeficácia e indecisão vocacional. Não ocorreu mudança na ansiedade. Esses resultados revelaram a aquisição de competências para a tomada de decisão profissional de forma madura e o aumento no sentimento de capacidade para concretizar uma escolha profissional. Sistemas de orientação de carreira assistido por computador contribuiu para a escolha profissional dos estudantes do terceiro ano do ensino médio. São discutidas as limitações do estudo e sugeridas novas pesquisas com o método online de intervenção.