RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Prevenção e promoção de saúde no contexto escolar: formação continuada de professores em desenvolvimento de competências socioemocionais

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Justo, Alice Reuwsaat;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6377122353022971;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Andretta, Ilana;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8027292656441921;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Prevenção e promoção de saúde no contexto escolar: formação continuada de professores em desenvolvimento de competências socioemocionais;
metadataTrad.dc.description.resumo As competências socioemocionais têm sido desenvolvidas no contexto escolar como estratégia de prevenção e promoção de saúde. A literatura aponta para a importância do professor e de suas competências socioemocionais para a qualidade de vida e bem-estar próprio e de seus alunos. Esta pesquisa propõe uma adaptação do Treinamento de Habilidades em Terapia Comportamental Dialética como formação continuada de professores para o desenvolvimento de competências socioemocionais. No artigo I investiga-se a relação entre regulação emocional e habilidades sociais educativas e avalia as competências socioemocionais de 69 professores de Ensino Fundamental. A avaliação dos efeitos da intervenção, descrita no Artigo II, mensura os efeitos sobre as competências socioemocionais em três tempos e a viabilidade da formação em 27 professores através de um estudo misto. Foram encontrados poucos resultados quantitativos positivos e bons resultados quanto à viabilidade da formação, apontando para necessidade de aumentar o tempo de intervenção. Por fim, em um relato de experiência, no Artigo III, investigam-se as contribuições desta abordagem para o contexto escolar. Conclui-se que a Terapia Comportamental Dialética contribui para que o professor tente alcançar o equilíbrio entre as dialéticas específicas da sala de aula e apresenta potencial para atingir questões complexas e multifacetadas como as encontradas no contexto escolar.;
metadataTrad.dc.description.abstract Socioemotional competence has been developed in school settings as a prevention and health promotion strategy. Literature shows the importance of teachers’ socioemotional competence for them and their students’ wellbeing and life quality. The present dissertation proposes an adaptation of Dialectical Behavioral Therapy Skills Training as a teachers’ continuing education intended to develop socioemotional competence. The study I investigate the relation between emotion regulation and educative social skills and measure 69 primary school teachers’ socioemotional competence. Evaluation of intervention effects, described at Study II, measure its effect at 27 teachers’ socioemotional competence at three periods and program feasibility per a mixed method study. It was found a little positive effect on quantitative analyses and optimal results from program feasibility, leading to conclude the necessity to extend intervention length. In Study III it is investigated the contributions of this approach to school settings through an experience report. It is concluded that Dialectical Behavioral Therapy can contribute to teachers achieve the specifics classrooms dialectical balance and presents a potential to attain complex and multifaceted issues present in school settings.;
metadataTrad.dc.subject Promoção de saúde; Competências socioemocionais; Terapia comportamental dialética; Formação continuada de professores; Health promotion; Socioemotional competence; Dialectical behavioral therapy; Teachers’ continuing education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-07-23;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10133;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics