Resumen:
O ensino de língua materna, durante muito tempo, esteve ligado às concepções de ensino da gramática e/ou das tipologias textuais. Com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN – (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (BRASIL, 2018), o ensino foi direcionado para o estudo de gêneros discursivos/textuais e das práticas de letramentos. A BNCC tem norteado, ainda, sua atenção na abordagem das tecnologias digitais e da comunicação online nas aulas de língua portuguesa. Nesse contexto de mudanças, vislumbramos responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o gênero podcast, trabalhado a partir de um projeto de ensino pode permitir o desenvolvimento linguístico dos estudantes, nas aulas de produção textual? Analisamos de que modo as atividades didáticas de produção textual do gênero podcast podem contribuir para o desenvolvimento linguístico oral e escrito de uma turma de 7° ano do ensino fundamental de uma escola privada de Teresina, considerando os seguintes objetivos específicos: verificar o desenvolvimento das produções textuais inicial e final dos alunos, considerando o conteúdo composicional, o conteúdo temático e o estilo; analisar, a partir das produções textuais, de que modo os alunos concebem e compreendem o gênero podcast; verificar os possíveis efeitos dos recursos didático-pedagógicos utilizados durante todo o trabalho desenvolvido nas oficinas em relação ao ensino do referido gênero. A pesquisa, desenvolvida no cenário pandêmico que reconfigurou o ensino à modalidade durante mais de um ano, foi desenvolvida à luz dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), concebendo a linguagem como forma de interação social, a partir de autores como Bakhtin (2011), Bronckart (2012), Guimarães e Kersch (2012), Kleiman (2010) e Marcuschi (2008). Este trabalho, de cunho exploratório e qualitativo, utilizou os métodos indutivos na geração e análise dos dados, por meio de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Os resultados alcançados nos permitem considerar que o domínio do gênero podcast pelos discentes foi bem-sucedido, tendo-se as oficinas contribuído para o desenvolvimento linguístico oral público de domínio da leitura e da escrita. Além disso, o cotejo entre a análise da produção textual do podcast e dos questionários respondidos pelos alunos após a realização do projeto revelou a apropriação dos conhecimentos esperados para uma turma de 7º ano no que concerne ao trabalho com produção textual em sala de aula. Esta pesquisa colabora, portanto, para o campo de estudos ao reiterar a pertinência do trabalho com gêneros em sala de aula e a possibilidade de implementação das orientações da BNCC no ensino de língua portuguesa na escola, mesmo diante do contexto das aulas remotas em decorrência da pandemia.