Resumen:
As Metodologias Ativas, em especial a Sala de Aula Invertida no ensino de Biologia, aparece como uma possibilidade de qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva o presente trabalho teve como objetivo geral compreender como a metodologia de Sala de Aula Invertida pode ser empregada para contribuir com o ensino-aprendizagem de Biologia na 3ª série do Ensino Médio. Além desse, osobjetivos específicos centram-se em (i) compreender os conceitos teóricos referentes à Sala de Aula invertida no ensino de Biologia; (ii) conhecer o perfil prévio dos discentes, acerca do tema proposto, na perspectiva do sujeito e dos seus responsáveis; (iii) elaborar o material a ser disponibilizado online para os estudantes durante a Sala de Aula invertida; (iv) aplicar a Sala de Aula invertida no conteúdo “Especiação e Isolamentos Reprodutivos” de Biologia 2; (v) analisar a percepção do processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do sujeito e dos seus responsáveis; (vi) compreender a rotina dos estudantes em relação aos recursos oferecidos online; (vii) propor subsídios, como possibilidade de intervenção, na perspectiva de qualificar o entendimento acerca do grau de contribuição que novas práticas pedagógicas, especificamente a Sala de Aula invertida, podem oferecer. Para responder a todos os objetivos, o presente trabalho tratou-se de um estudo de caso de abordagem mista, no qual foram aplicados questionários estruturados pré e pós aplicação da Sala de Aula invertida, tanto aos discentes da 3ª série do Ensino Médio matutino quanto aos seus responsáveis, durante a pandemia da Covid-19. Os resultados apontam para uma satisfação coletiva (alunos e responsáveis) quanto ao uso da Sala de Aula invertida, sendo enfatizado pelos mesmos, que essa metodologia permite a interação entre os aprendentes, além de desenvolverem a autonomia na gestão do estudo, fixarem melhor as aprendizagens e aumentar o interesse pela sapiência. Conforme respostas obtidas, o uso de vídeo aulas de forma assíncrona, antes do momento presencial em aula, contribui muito para a aprendizagem ativa e os exercícios feitos em momento síncrono, com interação entre os discentes e mediação e acompanhamento do professor, favorecem a resolução individual de outras atividades.