Resumen:
A capacidade de identificar, desenvolver, renovar e gerenciar os ativos intangíveis é um fator determinante para que as organizações obtenham êxito. Dentre esses ativos, o capital humano pode ser visto como o provedor e o sustentáculo dos demais elementos. Medi-lo quantitativamente torna-se um diferencial administrativo. No entanto, os modelos tradicionais de mensuração do capital humano apresentam lacunas, à medida que nenhum é capaz de fornecer uma mensuração quantitativa do empregado dentro da firma. Os modelos existentes dão conta de fornecer resultados agregados, incapazes de prover respostas atomizadas. Em contraponto, o objetivo dessa pesquisa é propor um modelo de mensuração relativa do capital humano dos empregados, nos sistemas produtivos das firmas. Para tanto, a Design Science Research foi o método selecionado para conduzir esta pesquisa, apoiado nas teorias sobre capital humano e economia dos recursos humanos. O modelo desenvolvido foi aplicado em uma firma produtora de peças metálicas, estampadas, instalada na região sul do Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que o modelo proposto traz contribuições teóricas e gerenciais. Do ponto de vista da teoria, oferece um caminho para mensuração do capital humano, de maneira individualizada, em ambientes mutáveis. Do ponto de vista gerencial, auxilia as firmas a minimizar o problema de informação assimétrica, uma vez que oferece a medição comparativa entre empregados, afetando diretamente o risco moral de um empregado qualificado operar com um nível de esforço não compatível com suas capacidades, concedendo à firma mais conhecimento para tomar decisões relacionadas a contratações, treinamentos, desenvolvimentos, retenções e demissões.