Resumen:
A problemática de assimetria de informação, estabelecida no contexto societário do mercado de capitais brasileiro, ocorre principalmente, pela separação da propriedade e controle (majoritário e minoritário) e constatada em estudos revisados e reconhecida pelos órgãos reguladores, os quais instituem a divulgação periódica das demonstrações contábeis. A administração utiliza as conference calls de resultados para explicar e comentar as informações disponibilizadas ao mercado. Em face ao exposto, esta dissertação teve por objetivo verificar as principais categorias de informação que representam as inquietações do mercado de capitais brasileiro, expressas por meio dos questionamentos realizados nas conference calls de resultado. Para isso, analisou-se o conteúdo da transcrição de 76 conference calls de resultado do ano de 2019, provindas de 19 firmas pertencentes a vários setores de mercado. Desta análise, foi possível inferir que a categoria de informação que mais inquieta o mercado de capitais é a operacional, seguida da categoria investimento. O que levou a concluir que 34% dos questionamentos analisados confirmam a assimetria de informação e a importância das conference calls como canal de comunicação mitigador dela. A pesquisa também contribuiu com literatura à medida que explanou as categorias de informação dos questionamentos por estrutura societária, constatando que as preocupações do mercado se concentram nas firmas com controle societário definido, ratificando, portanto, os estudos anteriores que apontam o mal funcionamento do mercado de capitais brasileiro, dada suas características vinculadas a estrutura societária, econômica, financeira e jurídica. Como limitação do estudo se apresenta a aglutinação temática no mesmo questionamento, possivelmente em decorrência do questionador visar otimizar a quantidade limitada de perguntas. Quanto a sugestões de futuras pesquisas, se apresenta o estudo de alguns dos aspectos a serem explorados, como: os vieses comportamentais dos representantes da administração: a postura do executivo remete comprometimento com a lisura do mercado ou a postura do executivo é mais de ocultação e os vieses comportamentais dos representantes da administração em análise prévia à divulgação da fraude.