Resumo:
O papel desempenhado pelos proprietários de startups e a sua relação com o crescimento de seus negócios atrai o interesse de pesquisadores de várias disciplinas. No entanto, quando o assunto se refere ao perfil empreendedor, a literatura apresenta-se fragmentada. Diante deste cenário, propomos um estudo para ampliação dos conhecimentos acerca das relações de características-chaves do perfil empreendedor com o crescimento de startups. Através de uma abordagem configuracional, analisamos os dados de 49 empreendedores de startups para identificar combinações das dimensões da orientação empresarial individual, do capital psicológico, do capital humano e do capital social que se fazem presentes em startups que crescem. Isoladamente, nenhuma das dimensões se revelou obrigatória para produzir o crescimento nas organizações. No entanto, a análise de suficiência apresentou uma configuração de sucesso para cada um dos capitais citados. Os achados do estudo indicam que as startups oriundas do meio acadêmico são fortemente impulsionadas pela alta educação e baixa experiência de seus fundadores. Esse perfil favorece o uso das capacidades tecnológicas em detrimento das capacidades gerenciais e implica na tendência da organização em focar mais no desenvolvimento de novos produtos e menos aos aspectos de gestão do negócio. A baixa experiência dos empreendedores universitários afeta a identificação de oportunidades de mercado e a limita a formação de redes de cooperação para a startup. A busca de apoio de incubadoras e de aceleradoras revela-se uma estratégia vital para que as startups possam superar essas carências. Também identificamos uma forte influência da pandemia da Covid-19 sobre o comportamento dos empreendedores, em especial sobre as dimensões da esperança e do otimismo do capital psicológico. A pesquisa amplia o entendimento de como diferentes características do empreendedor se configuram para potencializar o crescimento de startups e reforça o papel das incubadoras e aceleradoras na compensação de características ausentes nas equipes gestoras. Sob a ótica gerencial, o trabalho apoia o diagnóstico das características empreendedoras, tanto para criadores de startups já constituídas, como para indivíduos com intenções de empreender. Também, o estudo ajuda mentores, incubadoras, aceleradoras e investidores a selecionar os melhores prospects e, por fim, a concentrar esforços naquelas características individuais que potencializam o crescimento das startups por eles apoiadas.