Resumen:
O presente trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas inclusivas do Ensino Fundamental I dos colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) à luz da Pedagogia Inaciana. Para isso, discute-se as propostas implementadas a partir do olhar da Gestão Educacional, entendendo que essa esfera na escola subsidia as práticas que são organizadas com a finalidade de incluir os alunos. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa foi escolhida a abordagem qualitativa, tendo como proposta metodológica o estudo de casos múltiplos, envolvendo três instituições pertencentes à RJE. Na coleta de dados, utilizou-se da análise documental, entrevista semiestruturada e roda de conversa. Os documentos fornecidos pelos colégios foram apreciados a fim de identificar as práticas pedagógicas inclusivas já implementadas. Foram entrevistados 14 gestores, contemplando: direção acadêmica, coordenação e orientação pedagógica, orientadores educacionais especializados e coordenadores do Núcleo para Inclusão e Atendimento Educacional Especializado. Nas Rodas de conversa, 14 professores que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, apresentaram suas contribuições sobre as práticas pedagógicas inclusivas que se organizam nos colégios de atuação, trazendo uma avaliação sobre essas proposições. A análise de conteúdo, como estratégia de análise dos dados, possibilitou uma interação profícua com as práticas pedagógicas inclusivas dos colégios, configurando os diálogos provocados a partir dessa relação, onde se estabeleceu as categorias do estudo. Na análise dos documentos e narrativas foi possível perceber que os colégios fundamentam suas práticas pedagógicas inclusivas nas políticas nacionais e na Pedagogia Inaciana, arcabouço teórico que sustenta às práticas dos colégios. Os achados da pesquisa apontam que existe um diálogo entre as práticas pedagógicas inclusivas e a Pedagogia Inaciana nas instituições pesquisadas e demonstram que, para que esse diálogo possa ser cada vez mais efetivo, é necessário que uma nova cultura seja construída no que diz respeito a uma escola inclusiva, buscando novas formas de interação com os alunos, entendendo que a diferença é potência para o alcance de aprendizagens. Dessa forma, a Gestão Educacional ocupa um papel relevante, pois apoia a organização de práticas pedagógicas inclusivas, de políticas institucionais para o acolhimento desses alunos e apoia, também, os professores, no que tange à constituição de novas práticas pedagógicas e no movimento de formação pessoal e profissional, questões tão importantes na formação de excelência que propõem os colégios da RJE. Como proposta de intervenção apresenta-se a criação de grupos de trabalho, no âmbito das instituições e em Rede, para que as práticas pedagógicas inclusivas possam ser discutidas em prol da organização de diretrizes que orientem o trabalho das instituições e como proposta de formação nos colégios, a partir da troca de experiências exitosas.