Resumen:
A aprendizagem é algo inerente ao ser humano. Todos os sujeitos aprendem, sendo essas aprendizagens intencionais ou não. A escola, instituição social que contribui para que o aprendizado aconteça – ou deveria acontecer – de forma sistematizada, é um espaço favorável ao desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Assim, a presente pesquisa tem como premissa a aprendizagem como resultado da ação e da interação da criança, a partir das situações planejadas e mediadas pelo professor, através do suporte da gestão educativa da instituição. Dessa forma, visa a contribuir, ao tecer apontamentos a partir da pesquisa realizada, para o entendimento dos processos de aprendizagem das crianças. Nesse contexto, considerou-se a reflexão sobre como a aprendizagem pode ser favorecida por meio da compreensão sobre as dimensões que envolvem o planejamento, as práticas pedagógicas e a gestão do espaço educacional estudado. Para isso, ao longo dos capítulos didaticamente organizados, esta dissertação explicita o estado da arte, bem como conceitua a aprendizagem e suas teorias, revisitando os conceitos de Vigotski e demais pensadores que abordam a aprendizagem em seus estudos. Também analisa a contribuição das Neurociências sobre esses processos; faz um resgate do percurso das práticas pedagógicas no Brasil, englobando os espaços contemporâneos; além de abordar de que forma os documentos oficiais trazem o âmbito da aprendizagem na educação. Contempla ainda o papel da gestão, cuja finalidade é favorecer práticas que possibilitem a aprendizagem de todos e de cada um dos estudantes. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento a análise dos planejamentos das aulas e a aplicação de questionário aos professores regentes e especialistas das turmas do 1º e 2º ano do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora – MG, durante o período compreendido entre 17/08/2020 e 18/09/2020. A partir dos dados coletados, evidenciou-se que o processo de aprendizagem dos sujeitos acontece de forma específica para cada um. No entanto, esse processo pode ser facilitado a partir da interação entre os pares, mediada pela ação dos educadores. A gestão apresenta uma função concreta nesse sentido, ao viabilizar ações que favoreçam a aprendizagem.