RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos: Recent submissions

  • Trabalho apresentado em evento:  Gomes, Gabriel; Martins, Thais; Benitez, Vinicius (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior) que contribui para a valorização do magistério ...
  • Resumo de evento:  Celada, Lívia Anzilago; Perez, Jessica Cardozo; Brito, Bruna Driéli Correa de; Puperi, Claudia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Desde a antiguidade, os jogos têm estado presente na vida do ser humano sendo utilizados em atividades de lazer, competição e aprendizado, principalmente, por suas características integradoras e ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Bach, Matheus Eduardo; Cosmoski, Juliana de Lima; Ferreira, Murilo; Adami, Larissa Renata (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    “O recreio escolar se constitui de 15 à 20 minutos dentro da rotina escolar em que o aluno está “livre” para se movimentar, além de tomar seu lanche, usar o banheiro ...” (PRODÓCIMO, 2013). Segundo ...
  • Resumo de evento:  Santos, Davi Medeiros dos; Deus, Mariana Abreu de; Kaupe, Suziélen Colares Jardim; Gentil, Viviane Kanitz (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho visa relatar experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Região ...
  • Resumo de evento:  Pires, Caroline Matos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente resumo expandido pretende ponderar sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação do licenciando de Letras-Português e suas contribuições ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Rocha, Antonio Ronaldo; Silva, Eduardo Quadros da; Rineldi, Gilberto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Das dificuldades de comunicação, sobretudo de símbolos matemáticos, notações e gráficos nos ambientes virtuais, surgiu a seguinte inquietação: como encontrar maneiras de aproximar estudantes e docentes ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Santos, Juliana Dias de Oliveira dos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar através de um relato de experiência pautado nas discussões nacionais sobre inclusão o processo de desenvolvimento de crianças com deficiência da Escola ...
  • Resumo de evento:  Westphal, Marceli Errath; Farias, Elaine Cristina de; Capistrano, Kauana Maria; Hemkemaier, Larissa; Ern, Tainá Aline; Souza, Fernanda (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Partimos do entendimento de que as trajetórias rumo ao caminho da educação, construídas muitas vezes de forma paralela pela universidade e pela escola pública, precisam encontrar pontos de conexão com ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Alves, Marcos Alexandre (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A intenção deste texto é apresentar algumas considerações e reflexões acerca do ensino da filosofia, a partir das experiências e vivências enquanto participante do Programa Institucional de Bolsas de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Salami, Alana Della Giustina; Schiochet, Rafaela; Pasinato, Grasiela; Filho, Wilson Sampaio de Azevedo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    No cenário atual da educação no Brasil, a diminuição do interesse dos alunos com relação aos conteúdos abordados nas escolas é claramente percebida. Em muitos casos, podem ser observados alunos mais ...
  • Resumo de evento:  Itai, Roberta Yukie (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A bioquímica foi utilizada como forma de promover o contexto educacional envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula e laboratórios. Desenvolver ações que valorizem o trabalho ...
  • Resumo de evento:  Noro, Iasmim Martins; Gabbi, Gabriela Fontana; Vargas, Rafaella Freitas de; Oliveira, Rochele Ribas de; Silva, Diane Susara Garcez da; Lopes, Anemari R. L. V. (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido por um grupo de bolsistas de Iniciação a Docência que participam do subprojeto interdisciplinar Educação Matemática do Programa Institucional de Bolsas de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Silva, Mônica Martins da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A inserção da área de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorreu em 2012, momento de expansão do programa e adesão ...
  • TCC:  Gonçalves, Caroline Ribeiro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, que possui o objetivo de analisar a percepção dos clientes da agência Carlos Gomes, do Banco Itaú de Porto Alegre/ RS, em relação às ações de ...
  • TCC:  Lima, Cátia Furtado de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O comportamento do consumidor é amplamente estudado por pesquisadores e profissionais de marketing, porém há um tópico que vem se destacando nos últimos tempos: O comportamento do consumidor feminino. ...
  • TCC:  Barreto, Frederico (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O agronegócio é um dos mais importantes setores econômicos de nosso país e vem alcançando posição de liderança no cenário global. A atividade de vendas é de vital importância dentro do contexto mercadológico ...
  • Resumo de evento:  Assis, Ligia Lobo de; Dominschek, Desiré Luciane; Sakaguti, Paula (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Nesta IES, o projeto institucional do PIBID tem como objetivo investigar o Curso de Formação de Professores na Modalidade Normal, que forma docentes para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino ...
  • TCC:  Koehler, Evandro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este estudo visa investigar o comportamento de compra da tecnologia para controle do arroz vermelho, bem como a importância dos valores pessoais atribuídos à escolha da tecnologia. Baseado nisso, esta ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Lima, Luiz Paulo Bento de (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Muito se fala hoje em interdisciplinaridade no contexto da educação, e em como se trabalhar da melhor forma em sala de aula, transpassando um tema de estudo por várias áreas do conhecimento. Segundo ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Reinheimer, Dalva Neraci (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    As aulas de forma geral, e talvez mais na área das ciências humanas, está centrada na narrativa, e normalmente vem seguida de um estudo de texto. Rüssen (2012) reitera de que o ensino de história recebe ...

Search

Browse

My Account