Autor |
Cândido, Jéssica Morais; |
Orientador |
Schwalbe, Luciane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5878801454439747; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Inovação frugal para potencializar a inovação nas micro e pequenas empresas em tempos de crise: caso pandemia COVID-19; |
Resumo |
No contexto brasileiro, percebe-se a carência de estudos que compreendam as dificuldades das micros e pequenas empresas em momentos de crise e que avaliem a possibilidade de utilizar da inovação frugal como base para aumentar a geração de negócios neste contexto. Assim, o presente artigo objetiva compreender as principais dificuldades de originar novos negócios nas micros e pequenas empresa, causadas pela crise econômica-sanitária de 2020 e, com base neste resultado, sugerir a hipótese da utilização da inovação frugal como alternativa para a geração de negócios das pequenas empresas neste momento de crise. O artigo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e um levantamento na base da dados do EBSCO. Pode-se identificar, a partir da relação dificuldades e geração de novos negócios, uma maior ênfase nos processos de gestão das dificuldades das micros e pequenas empresa, sendo a inovação considerado um quesito estratégico, porém utilizado de forma restrita na prática e de forma limitada quando considerada a inovação frugal. Com base nos levantamentos bibliográficos, elaborou-se um modelo teórico, utilizando a inovação frugal como base para a geração de novos negócios em momentos de crise. Na composição do modelo, utilizam-se diversas ferramentas como método para a geração de novos negócios nas micros e pequenas empresas, levando em conta suas dificuldades em momentos de crise.; |
Abstract |
In the Brazilian context, perceive the lack of studies that comprehend the difficulties of micro and small companies in times of crisis and accessing the possibility to access the frugal innovation as base increase of organization of business in this context. Therefore, the present paper comprehends the principal difficulties of create new business in the micros and small companies cause for economic-sanitary crisis in 2020, based on this result, suggest the possibility of using frugal innovation as an alternative to generating of business in micro and small companies in this moment of crisis. The paper was based on a bibliographic research, using date from the Brazilian Service of Support to Micro and Small Businesses (SEBRAE) and a survey in the EBSCO database. Can be identified, from the relation difficulty and generation of new business, greater emphasis on the management processes of difficult micro and small companies, innovation is considered a strategic issue, but it is used in a restricted way in practice and in a limited way when considering frugal innovation. Based on bibliographic surveys, a theoretical model is elaborated, using frugal innovation as a basis for generating new business in times of crisis. In the composition of the model, several tools are used as a method for generating new business in micros and small companies, taking into account their difficulties in times of crisis.; |
Palavras-chave |
Micro e pequenas empesas; Dificuldades; Crise; Inovação Frugal; Micro and small companies; Difficulties; Crisis; Frugal Innovation; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9911; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
MBA em Gestão de Negócios; |