Resumo:
Pensando nos recentes estudos sobre ensino de língua inglesa (LI) para surdos (SOUSA, 2008; SILVA, 2013; SOUSA, 2015; OLIVEIRA 2018) e considerando as diferentes modalidades de língua presentes nas aulas de Língua Inglesa, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como e em quais situações interativas a mediação é realizada durante a realização de atividades de modalidade escrita e sinalizada por alunos surdos de turma do Ensino Médio nas aulas de Língua Inglesa através da metodologia de projetos sob uma perspectiva Sociocultural. Esta é uma pesquisa qualitativa, e a geração de dados ocorreu em 2019 por meio de entrevistas, gravações de aulas ministradas em Libras e realização de diários de bordo pela professora/pesquisadora. Após o processo de seleção e transcrição dos dados gerados em Libras, a análise foi realizada a partir dos pressupostos teóricos da Educação de Surdos, conforme Quadros (1997), Santana (2007), Perlin (2010), Kraemer (2012) e Thoma (2012), e da Teoria Sociocultural Vygotskiana, segundo Vygotsky (1925; 1991; 1993), Rego (1995), Lantolf (2000; 2011), Tanzi Neto (2018) e Figueiredo (2019). Os dados analisados neste estudo evidenciam que alunos bilíngues alfabetizados em Libras e língua portuguesa na infância que passaram a maior parte de sua vida escolar em escolas bilíngues para surdos, interagem de forma colaborativa como mediadores em diversas situações colaborativas e desenvolvem diferentes estratégias linguísticas de acordo com a modalidade da atividade que realizam. Alunos que, tardiamente aprenderam ou estão aprendendo a Libras e passaram grande parte de sua trajetória escolar em escolas regulares como alunos de inclusão, preferem trabalhar mais individualmente, demonstram uma dependência de auxílio por pares mais experientes, não contribuem tanto na construção de aprendizagem colaborativa, e apresentam mais dificuldade nas atividades de modalidades escrita e sinalizada. Essa prática colaborativa em contexto bilíngue, portanto, mostra-se responsável pelas mediações e múltiplas estratégias linguísticas adotadas pelos participantes nas interações durante a realização de atividades de modalidade escrita e sinalizada conforme suas especificidades surdas. Considerando as realidades expostas, o trabalho com projetos propiciou a esses alunos condições favoráveis de aprendizagem, com a oportunidade de realizarem atividades de produção e compreensão linguística, fazendo o uso das diferentes modalidades de língua que se fazem presentes em seu contexto, com autonomia e sentido.