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“Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito

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Autor Santos, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0429933948243318;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito;
Resumo Esta pesquisa tem a intenção de identificar como as performances de influenciadoras digitais da temática de beleza operam a partir do Instagram e de que forma estão situadas na comunidade criada ao seu entorno. Para isso, escolhemos realizar a análise da performance da criadora de conteúdo Laura Brito1, como ponto de partida, dada as práticas comunicacionais marcadas por uma estética amadora e a propriedade na gestão dos recursos disponíveis pelas plataformas de redes sociais. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e um método que parte da perspectiva de pesquisa da teoria fundamentada Fragoso, Recuero, Amaral (2011). As análises empíricas foram realizadas tendo a ideia de performance do ponto de vista metodológico Amaral; Soares; Polivanov (2018) e de conceito, de Schechner (2003, 2006). A pesquisa buscou identificar e descrever as dinâmicas de interação com base no consumo dos sujeitos com reflexões através do modelo de análise de codificação/decodificação de Hall (2003) e as noções de circulação de Fausto (2010) e Silverstone (2002). Propõe-se um diálogo entre as noções distintas dando um entendimento mais satisfatório sobre a circulação no processo comunicativo. Entre os resultados da pesquisa identifica-se o entrelaçamento no processo comunicacional desencadeado por performance, consumo e circulação. Além do esclarecimento acerca da instauração de uma estética amadora que visa proporcionar experiências menos roteirizadas e mais espontâneas aos sujeitos.;
Abstract This research intends to identify how performances by digital influencers of the beauty theme operate from Instagram and how they are located in the community created around them. For this, we chose to carry out an analysis of the performance of content creator Laura Brito, as a starting point, given the communicational practices marked by an amateur aesthetic and ownership in the management of resources by social media platforms. The research has a qualitative approach and a method that starts from the research perspective of the grounded theory Fragoso, Recuero, Amaral (2011). Empirical analyzes were carried out with the idea of performance from the Amaral methodological point of view; Soares; Polivanov (2018) and concept, by Schechner (2003, 2006). The research sought to identify and identify as interaction dynamics based on the subjects' consumption with reflections through the model of derivation / decoding analysis of Hall (2003) and as notions of circulation by Fausto (2010) and Silverstone (2002). A dialogue is proposed between the different notions, giving a more satisfactory understanding of circulation in the communicative process. Among the research results, we can identify the intertwining in the communicational process triggered by performance, consumption and circulation. In addition to clarifying the establishment of an amateur aesthetic that aims to provide less scripted and more spontaneous experiences to the subjects.;
Palavras-chave Influenciadores digitais; Performance; Consumo; Laura Brito; Digital Influencers; Instagram; Performance; Consumption;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-05;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9715;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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