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Autor Pires, Julherme José;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9471691368452197;
Orientador Kilpp, Suzana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8987400261712739;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A tecnotropicalidade em Aquarius;
Resumo Nesta tese realizamos arqueocartografias para o exame da tecnotropicalidade, um devir éthico, tecnoestético e assim tecnocultural que age em materialidades desde a invasão europeia à faixa geopolítica hoje delimitada como a nação brasileira. Nossa episteme de pesquisa se ramifica a partir da fenomenologia bergsoniana e do amparo benjaminiano. É portanto uma artesania filosófica da comunicação. Nossa abordagem se constitui pela não-linearidade, estabelecendo a remontagem literária como a estratégia de escrita. Interessa-nos o impacto do tempo nas materialidades, desse princípio exorcizamos o tecnotropical no arquivo-filme Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), e daí seguimos seus rastros inscritos desde a literatura barroca. É uma invenção baseada na intuição como método originário. Seguimo-la de forma radical ao ponto onde se forjou um novo conceito. De acordo com nossa investigação, a tecnotropicalidade proveio de uma intenção interior, a de se construir uma identidade nacional, e de uma exterior, a de comercializar as ethicidades resultantes no estrangeiro. Atravessamento que se derivou em imagens de inúmeras características extraídas da memória do povo e de sua paisagem tropical. É, desde o esforço da ditadura militar (1964-1985) em interligar o país, considerada uma tecnocultura “autêntica” e hegemônica, mas nem por isso acrítica. Aparece como campo de disputa tecnoestética, espelho de nossas contradições mais profundas, fazendo-se uma das mais vibrantes ethicidades brasileiras.;
Abstract In this thesis we carry out archeocartographies for the examination of technotropicality, an ethical, technoaesthetic and thus technocultural becoming that acts in materialities since the European invasion to the geopolitical range currently delimited as the Brazilian nation. Our research episteme branches out from Bergsonian phenomenology and Benjamin's fostering. It is therefore a philosophical craftsmanship of communication. Our approach is constituted by non-linearity, establishing literary montage as the writing strategy. We are interested in the impact of time on materialities, from this principle we exorcise the technotropical in the Aquarius film-archive (Kleber Mendonça Filho, 2016), and from there we followed its inscribed tracks since Baroque literature period. It is an invention based on intuition as an originally method. We followed it radically to the point where a new concept was forged. According to our investigation, technotropicality came from an inner intention, building a national identity, and an external one, commercializing the resulting ethicities abroad. Crossing that derived images of innumerable characteristics extracted from the memory of the people and its tropical landscape. It is, since the effort of the military dictatorship (1964-1985) to connect the country, considered an “authentic” and hegemonic technoculture, but not for that reason uncritical. It appears as a field of technoaesthetic dispute, mirror of our deepest contradictions, becoming one of the most vibrant Brazilian ethicities.;
Palavras-chave Tecnotropicalidade; Memória; Imagem; Arquivo; Technotropicality; Memory; Image; Archive; Aquarius;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-03-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9714;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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