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Composição de contratos de afretamento para renovação de frota de embarcações de apoio marítimo: um método de otimização sob incertezas

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Autor Souza, Marcelo Oliveira de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5161883020463490;
Orientador Rocha, Luiz Alberto Oliveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2535324018884724;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Composição de contratos de afretamento para renovação de frota de embarcações de apoio marítimo: um método de otimização sob incertezas;
Resumo Este trabalho de tese desenvolve um método para análise e apoio à decisão no processo de renovação de frota de embarcações afretadas, dedicadas ao suprimento de unidades marítimas (UM’s) de exploração e produção de petróleo e gás natural. O objetivo do método é determinar a composição mais adequada de contratos de afretamento, considerando as incertezas relacionadas à demanda e aos preços de afretamento, a fim de manter o atendimento pleno das necessidades das UM’s, ao menor custo possível. Para cumprir este objetivo foi desenvolvido um método de análise e solução para o problema, que envolve: exame das informações disponíveis, modelagem do problema, estudo e implementação de estratégias de otimização sob incertezas, análise de valor e avaliação de resultados. O método foi aplicado em um problema real de uma grande empresa de petróleo e gás, que atua no Brasil, onde foram avaliados diferentes cenários de demanda e preços para se chegar ao plano ótimo de afretamento. A análise dos resultados obtidos mostra que as técnicas de otimização que consideram simultaneamente as incertezas na modelagem matemática do problema são as mais adequadas para a resolução de problemas como o apresentado.;
Abstract This thesis develops a method for analysis and decision support in the process of fleet renewal of chartered vessels, dedicated to the supply of maritime units (MU's) for oil and natural gas exploration and production. The purpose of the method is to determine the most appropriate composition of charter contracts, considering the uncertainties related to demand and chartering prices, in order to maintain complete fulfillment of MU's needs at the lowest possible cost. To perform this objective a problem analysis and solution method was developed, which involves: investigation of available information, problem modeling, study and implementation of optimization strategies under uncertainties, value analysis and results evaluation. The method was applied to a real problem of a large oil and gas company operating in Brazil, where different demand and price scenarios were evaluated to arrive at the optimal chartering plan. Results analysis shows that optimization techniques that simultaneously consider uncertainties in the problem mathematical modeling are the most appropriate for solving optimization problems under uncertainties.;
Palavras-chave Afretamento marítimo; Otimização sob incertezas; Programação linear inteira; Programação estocástica; Análise de valor; Offshore logistics; Maritime chartering; Optimization under uncertainties; Integer linear programming; Stochastic linear programming; Value analysis;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-12-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9697;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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