Autor |
Lopes, Ana Paula Leite; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7444740018202766; |
Orientador |
Kersch, Dorotea Frank; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4951080302973564; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O letramento literário em interface com o letramento digital como forma de potencializar a leitura e a escrita na formação de professores de anos iniciais; |
Resumo |
Diante das profundas transformações ocorridas nas últimas décadas, evidenciamos mudanças significativas nos modos de leitura e escrita, uma vez que vivemos hoje num mundo mediado por textos impressos e online e com um público leitor que interage cada vez mais com as tecnologias. Nesse sentido, as aulas de literatura precisam abrir espaço para a leitura literária de forma significativa, e o uso das tecnologias pode contribuir muito neste sentido. Por tudo isso, objetiva-se neste estudo, verificar como o desenvolvimento de Projeto Didático de Letramento Literário, que alia a leitura literária e uso da ferramenta para a criação de histórias digitais, Storyboard That, pode motivar e ressignificar a leitura literária. Como referencial teórico nos embasamos em alguns princípios dos Projetos de Letramento Kleiman (1995, 2005, 2007, 2008, 2010), na didatização do ensino da literatura Cosson (2006, 2014), na leitura para a produção de sentido e expressão da subjetividade do leitor (COLOMER, 2007; PETIT, 2008; ROUXEL, 2013) e na importância do Letramento digital para a promoção do letramento literário. (BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; ROBIN, 2008). Os participantes da pesquisa fazem parte de uma turma do Ensino Médio curso Normal Magistério que aparentemente se mostrava totalmente desmotivada em relação à leitura e à escrita na sala de aula. Os resultados nos mostram que o desenvolvimento de um Projeto Didático de Letramento Literário, que proporciona a leitura do texto literário e atividades que partam de um interesse real na vida dos estudantes através do uso das ferramentas digitais, põe em destaque o importante papel da escola, ou, mais especificamente, das aulas de literatura, como um espaço de encontro entre texto e leitor para a formação de um leitor competente, aquele que constrói sentidos através de suas experiências.; |
Abstract |
In view of the profound transformations that have occurred in the last decades, we have evidenced significant changes in the modes of reading and writing, since we live today in a world mediated by printed and online texts and with a reading audience that increasingly interacts with technologies. In this sense, literature classes need to make room for literary reading in a meaningful way, and the use of technologies can contribute a lot in this sense. For these reasons, the objective of this study is to verify how the development of the Didactic Project for Literary Literacy, which combines literary reading and the use of the tool for the creation of digital stories, Storyboard That, can motivate and reframe literary reading. As theoretical framework, we based the research on some principles of Literacy Projects, Kleiman (1995, 2007, 2008, 2010); in the didactics of literature teaching, Cosson (2006, 2014), in reading for the production of meaning and expression of the subjectivity of the reader (COLOMER, 2007; PETIT, 2008; ROUXEL, 2013) and the importance of digital literacy for the promotion of literary literacy. (BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; ROBIN, 2008). The research actors are part of a High School class in the Normal Teaching Course that apparently was unmotivated in relation to reading and writing in the classroom. What results show us is that the development of a Didactic Literary Literacy Project, which provides reading of the literary text and activities that start from a real interest in the students' lives through the use of digital tools, highlights the important role of the school, or more specifically from literature classes, as a meeting place between text and reader for the formation of a competent reader, one who builds meanings through his experiences.; |
Palavras-chave |
Letramento literário; Tecnologias; Ensino; Literary literacy; Technologies; Teaching; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-12-18; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9515; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |