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A circulação da agressividade em adolescentes angolanos sob a perspectiva da midiatização: disputas interacionais como busca de reconhecimento nas esferas de consumo e produção dos bens da indústria cultural

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metadataTrad.dc.contributor.author Sayla, Bantu Mendonça Katchipwi;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7936151272606911;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gomes, Pedro Gilberto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8726873784241900;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A circulação da agressividade em adolescentes angolanos sob a perspectiva da midiatização: disputas interacionais como busca de reconhecimento nas esferas de consumo e produção dos bens da indústria cultural;
metadataTrad.dc.description.resumo Nesta pesquisa elegemos como tema de investigação a circulação da agressividade entre os adolescentes com a idade compreendida entre os 14 aos 16 anos, que estudam no Colégio de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Benguela na República de Angola, tendo como marco epistemológico a Midiatização e os Processos Sociais. O contexto social angolano atual permite-nos observaro desdobramento de um conflito que transita entre a guerra civil e as disputas das ofertas da indústria cultural midiática. Assim, ao falar da circulação de agressividade na ambiência midiática em Angola, estamos tomando o conceito de mídias, não apenas como aparatos tecnológicos, mas sim como conjunto de dispositivos sociotécnico-tecnológico, semiótico, simbólico e interacional (FERREIRA, 2007; MIÉGE, 2009; FAUSTO NETO, 2008, BRAGA 2011; ROSA, 2012; GOMES, 2017) de usos, com o advento das TICs. Por consequência, faz-se necessário a apropriações das lógicas e gramáticas que cerceiam este conjunto de dispositivos para perceber como os indivíduos são afetados pelo que circula nas mídias, como interagem com o que lhes afeta e o como representam esta coisa que lhes afeta. Ou seja, objetivando estudar algo que complexamente talvez se surja das interfaces entre o que vem das lógicas mercadológica que envolvem as práticas de produção, circulação e consumo dos bens da Indústria Cultural midiática, por meio dos dispositivos midiáticos. Por estas angulações intuímos que, talvez objetivemos o estudo de uma temática que fugindo dos esquemas tradicionais do campo da comunicação social, que na transversalidade acione outros conceitos como, por exemplo, agressividade, adolescência, identidade e subjetividade. O acionamento destes conceitos coloca-nos numa trilha difusa e de alta complexidade. E como forma de minimizar os riscos que corremos, somos forçados e obrigados a estabelecer protocolos e contratos de leitura, convocando os autores tais como: Adorno e Horkheimer (1973), Adorno (2006), Aumont (1993), Bourdidieu (1997), Bulmer (1977), Quiroga (2007) e Vygostsky (1988), dos campos da Sociologia, da Psicologia e da Antropologia, donde são originários. Portanto, com a convocação destes autores porque cremos que instigados por aquilo que imerge das bordas da circulação midiática conseguiremos perceber quais os lugares posicionais (FREUD (1915, 1996), MALDAVSKY (1977), MOSCOVICI (2003) destes adolescentes em suas práticas sociais. Isto implica assumir a elaboração de uma abordagem que tenha como foco as subjetividades dos indivíduos sob a perspectiva da percepção e a recepção da cultura midiática.;
metadataTrad.dc.description.abstract In this research we chose the circulation of aggression among adolescents aged 14 to 16 years, who study at the Colégio de Nossa Senhora da Conceição in the city of Benguela, in the Republic of Angola, as the research theme, with the media coverage and epistemological framework Social Processes. The current Angolan social context allows us to observe the unfolding of a conflict that passes between the civil war and the disputes over the offers of the cultural media industry. Thus, when talking about the circulation of aggressiveness in the media environment in Angola, we are taking the concept of media, not only as technological devices, but as a set of socio-technical, semiotic, symbolic and interactional devices (FERREIRA, 2007; MIÉGE, 2009 ; FAUSTO NETO, 2008, BRAGA 2011; ROSA, 2012; GOMES, 2017) of uses, with the advent of ICTs. Consequently, it is necessary to appropriate the logics and grammars that surround this set of devices to understand how individuals are affected by what circulates in the media, how they interact with what affects them and how they represent this thing that affects them. In other words, aiming to study something that may perhaps arise from the interfaces between what comes from the marketing logics that involve the production, circulation and consumption of goods from the Cultural Industry media, through media devices. Because of these angles, we intend that, perhaps, we aim to study a theme that, escaping from the traditional schemes of the field of social communication, that crosswise triggers other concepts such as, for example, aggressiveness, adolescence, identity and subjectivity. The activation of these concepts puts us on a diffuse and highly complex path. And as a way to minimize the risks we run, we are forced and obliged to establish reading protocols and contracts, calling on authors such as: Adorno and Horkheimer (1973), Adorno (2006), Aumont (1993), Bourdidieu (1997), Bulmer (1977), Quiroga (2007) and Vygostsky (1988), from the fields of Sociology, Psychology and Anthropology, where they come from. Therefore, with the convocation of these authors because we believe that instigated by what immerses from the edges of the media circulation, we will be able to perceive which positional places (FREUD (1915, 1996), MALDAVSKY (1977), MOSCOVICI (2003) of these adolescents in their social practices. This implies assuming the elaboration of an approach that focuses on the subjectivities of individuals from the perspective of perception and reception of media culture.;
metadataTrad.dc.subject Circulação; Dispositivos midiáticos; Agressividade; Adolescência; Identidade cultural; Media devices; Media circulation; Aggressiveness; Adolescence; Cultural identity;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-10-09;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9450;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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