Autor |
Martins, Carolina Campos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0677904650753452; |
Orientador |
Carnin, Anderson; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3357536032967630; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação continuada baseada em comunidades de desenvolvimento profissional: um estudo em linguística aplicada; |
Resumo |
Esta pesquisa, realizada no contexto de formação continuada de professores sob o escopo da Linguística Aplicada, enfoca um modelo de formação continuada, planejado para intervir em aspectos relativos ao desenvolvimento profissional docente. Mais especificamente, nesta pesquisa, deter-nos-emos em refletir criticamente sobre a elaboração e a implementação de um processo de formação continuada desenvolvido a partir desse modelo, intitulado “Ensino de Língua Materna e Projetos Didáticos de Gênero nos Anos Finais do Ensino Fundamental”. Tal processo de formação, voltado ao trabalho com professoras de língua portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e pedagogas atuantes nos anos Iniciais desse mesmo nível de ensino, foi realizado em parceria com uma rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Trata-se, pois, de pesquisa qualitativa e interpretativista, cujo suporte teórico maior é o quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008). O foco analítico deste estudo consiste em momentos de formação nos quais a interação verbal de três das professoras em formação continuada nos dá acesso a pistas linguísticas que permitam analisar se há - ou não - evidências de uma "tomada de consciência" (VYGOTSKY, 2001) docente frente ao seu desenvolvimento profissional durante a formação realizada. Os dados analisados são oriundos de questionário inicial respondido online, de participação das professoras em oficinas de análise linguística/semiótica realizadas durante o processo de formação, de questionário final respondido online e de entrevista semiestruturada sobre a experiência que vivenciaram no processo de formação continuada proposto. Utilizamos como dispositivo analítico a arquitetura textual de Bronckart (1999), focalizando como as professoras refletem sobre o seu agir, identificando tipos de discurso e mecanismos enunciativos que as implicam ou não em seu agir de linguagem, bem como "pistas" sobre seu desenvolvimento profissional fomentado pela formação continuada. Os resultados obtidos sugerem que a análise e o próprio processo de formação, desenvolvidos à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, revelam pontos positivos ao propiciar maior compreensão sobre o agir do professor e de seu desenvolvimento profissional, considerando especialmente a tomada de consciência das professoras sobre seu trabalho de ensino durante suas trajetórias na formação continuada proposta a partir do modelo que embasa esta dissertação de mestrado.; |
Abstract |
This research, performed in the context of continuing education for teachers under the scope of Applied Linguistics, focuses on a model of continuing education planned to intervene in aspects related to teacher professional development. More specifically, in this research, we will focus on critically reflecting on the elaboration and implementation of a continuing education process developed based on this model, entitled “Teaching Mother Language and Genre Education Projects in the Final Grades of Elementary Education”. Such education process, aimed at working with Portuguese language teachers from the final grades of elementary school and pedagogues working in the Initial grades of that same level of education, was performed in partnership with a public school system in the metropolitan region of Porto Alegre / RS. It is, therefore, qualitative and interpretative research, whose main theoretical support is the framework of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999; 2006; 2008). The analytical focus of this study consists of education moments in which the verbal interaction of three teachers in continuing education gives us access to linguistic clues that allow us to analyze whether or not there is evidence of a teacher’s "awareness" (VYGOTSKY, 2001) of their development during the performed education process. The data analyzed comes from an initial questionnaire answered online, from the participation of teachers in linguistic analysis workshops carried during the education process, from a final questionnaire answered online and from a semi-structured interview about the experience they had in the proposed continuing education process. We use as an analytical device the deeper level of textual architecture by Bronckart (1999), that is, the level of textual infrastructure, focusing on how teachers reflect on their actions, identifying types of discourse and enunciative mechanisms that imply or not in their language acting, as well as "clues" about their professional development fostered by continuing education. The results obtained suggest that the analysis and the education process itself, developed in the light of Sociodiscursive Interactionism, reveal positive points by providing greater understanding of the teacher's acting and professional development, especially considering the teachers' awareness of their work of teaching during their trajectories in the continuing education proposed based on the model that supports this master's dissertation.; |
Palavras-chave |
Formação continuada; Modelo(s) de formação; Desenvolvimento profissional; Interacionismo sociodiscursivo; Tipos de discurso; Continuing education; Education model(s); Professional development; Sociodiscursive interactionism; Types of speech; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-02-27; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9414; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |