RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Framework para gestão de processos de administração escolar em organizações de ensino privado

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Zydeck, Rafael ALexandre;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6999910199101990;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Kronmeyer Filho, Oscar Rudy;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3594298886606583;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Framework para gestão de processos de administração escolar em organizações de ensino privado;
metadataTrad.dc.description.resumo A dissertação aborda a gestão dos processos na administração escolar em organizações de ensino privado. Esse estudo parte da literatura com uma reflexão teórica dos modelos de excelência em gestão, com o objetivo de fazer a melhor gestão e que os clientes, no caso os alunos, compactuem e queiram essa mistura de “rédea curta” e ao mesmo tempo, esse acolhimento por parte do gestor, dentre os quais: o modelo norte-americano Malcolm Baldrige, o modelo europeu da EFQM (European Foundation for Quality Management), o modelo japonês de Deming, o modelo brasileiro MEG, e a ISO 9001 da ABNT NBR 21001:2020, com foco na gestão de processos propostos por estas metodologias de avaliação de excelência, e estabelecendo uma comparação entre os mesmos. A metodologia de pesquisa usada é Design Science Research (DSR). A questão de pesquisa que deu origem a este trabalho é: Como realizar a gestão de processos na administração escolar de organizações de ensino básico privado, tendo por objetivo geral a proposição de um framework para a gestão de processos da administração escolar. Seus objetivos específicos são: a análise os fundamentos e requisitos destes modelos e da ISO; verificar a aderência sob os aspectos de gestão de processos e construir um esboço conceitual para a gestão de processos de organizações de ensino privada. O framework construído como resultante desta pesquisa de dissertação de mestrado acredita-se será mais um ponto de referência para administradores escolares para atender as demandas de gestão dos processos educacionais da educação básica privada com um trabalho ético e solidamente ancorado nos conceitos contemporâneos desta área. Ao final, após pesquisa, visa-se a elaboração do framework para a gestão escolar de ensino privado.;
metadataTrad.dc.description.abstract The dissertation addresses the management of processes in school administration in private education organizations. This study starts from the literature with a theoretical reflection of the models of excellence in management, among which the North American model Malcolm Baldrige, the European model of EFQM (European Foundation for Quality Management), the Japanese model of Deming, the Brazilian model MEG, and ISO 9001 from ABNT NBR 21001: 2020, with a focus on the management of processes proposed by these methodologies for assessing excellence. The research methodology used is Design Science Research (DSR). The research question that gave rise to this work is: How to carry out process management in the school administration of private basic education organizations, with the general objective of proposing a framework for the management of school administration processes. Its specific objectives are: to analyze the fundamentals and requirements of these models and the ISO; verify adherence under the aspects of process management and build a conceptual outline for the process management of private education organizations. The framework built as a result of this master's thesis research is believed to be another point of reference for school administrators to meet the demands of managing the educational processes of private basic education with an ethical work and solidly anchored in contemporary concepts in this area.;
metadataTrad.dc.subject Modelos de excelência; Administração escolar; Gestão de processos de negócios; Educação básica privada; Models of excellence; School administration; Business processes management; Basic private education; Framework;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-06-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9396;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics