RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Doutrinação versus liberdade de cátedra: midiatização e disputas de sentidos em torno do Escola sem Partido

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Jorge, Vivian Rodrigues;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0256580413718541;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fausto Neto, Antonio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Doutrinação versus liberdade de cátedra: midiatização e disputas de sentidos em torno do Escola sem Partido;
metadataTrad.dc.description.resumo Optar pela investigação comunicacional de um objeto que galgou seus primeiros passos dentro da escola envolvem relações que são marcadas pelos processos de circulação na internet, bem como ações que se manifestam no cenário educacional e político do país. No entanto, esta pesquisa se desenvolve no âmbito dos estudos em midiatização e tem como foco as disputas de sentidos a partir de estratégias comunicacionais entre instituição e atores sociais. Diante disso, desenvolvemos um estudo de caso midiatizado de natureza comparativa, envolvendo ações comunicacionais do movimento Escola sem Partido (ESP) e do grupo Professores Contra o Escola sem Partido (PCESP), a fim de entender como esses discursos operam sentidos. O processo de análise é realizado a partir de 54 materiais, no período de 2015-2019, através de imagens e vídeos veiculados em sites e Facebook do objeto – constituindo as estratégias que apontam as principais ações comunicacionais em lutas de sentidos. Contudo, o estudo do corpus se deu a partir de acionamentos teóricos da midiatização propostas por (GOMES, 2016, 2017; FAUSTO NETO, 2010) sendo possível a partir dos apontamentos da circulação (FAUSTO NETO, 2012; FERREIRA, 2013; VERÓN, 2012) a qual afeta o discurso imagético (ROSA, 2013, 2016) e os circuitos (BRAGA, 2017, 2012) os quais as ações comunicacionais com as contribuições de (RODRIGUES, 2001); geram diante das disputas/produção de sentidos (VERÓN, 1983). Os resultados da investigação indicam que tanto o ESP quanto o PCESP desenvolvem ações e processos idênticos, mas também algumas operações diferenciadas. A análise mostra articulações de discursos midiáticos e escolares envolvendo práticas sociais cada vez mais entrelaçadas por operacões de midiatização e ações comunicacionais. Destacamos ainda operações que envolvem aspectos de doutrinação e liberdade de cátedra.;
metadataTrad.dc.description.abstract Choosing the communicational investigation of an object that reached its first steps within the school involves relationships that are marked by the circulation processes on the internet, as well as actions that are manifested in the educational and political scenario of the country. However, this research is carried out within the scope of mediatization studies and focuses on the disputes of meanings based on communication strategies between the institution and social actors. Therefore, we developed a comparative mediatized study case, involving communicational actions by the movement School without Party (Escola sem Partido - ESP) and the group Teachers Against the School without Party (Professores Contra o Escola sem Partido - PCESP), in order to understand how these discourses operate meanings. The analysis process is carried out from 54 materials, in the period 2015-2019, through images and videos posted on the object's websites and Facebook - constituting the strategies that point out the main communicational actions in disputes of meanings. However, the study of the corpus was based on theoretical mediatization actions proposed by (GOMES, 2016, 2017; FAUSTO NETO, 2010) being possible from the circulation notes (FAUSTO NETO, 2012; FERREIRA, 2013; VERÓN, 2012) which affects the imagetic discourse (ROSA, 2013, 2016) and the circuits (BRAGA, 2017, 2012) which the communicational actions with the contributions of (RODRIGUES, 2001); generate face the disputes/production of meanings (VERÓN, 1983). The results of the investigation indicate that both ESP and PCESP develop identical actions and processes, but also some differentiated operations. The analysis shows articulations of media and school speeches involving social practices increasingly intertwined by media operations and communication actions. We also highlight operations that involve aspects of indoctrination and freedom of professorship.;
metadataTrad.dc.subject Midiatização; Disputas de sentidos; Circulação midiática; Educação; Política; Mediatization; Disputes of meanings; Media circulation; Education; Politics;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-03-23;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9320;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics