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Pelos caminhos de Santiago: dicotomias em uma experiência de peregrinação midiatizada

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metadataTrad.dc.contributor.author Sousa, Marco Tulio de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2680331443073844;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rosa, Ana Paula da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Pelos caminhos de Santiago: dicotomias em uma experiência de peregrinação midiatizada;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva entender de que modo os processos midiáticos contemporâneos se integram à experiência de peregrinação, tendo por lugar de observação o Caminho de Santiago. A peregrinação midiatizada se dá a ver em múltiplas frentes: nos materiais expressivos que circulam nas mídias em que se cria uma peregrinação à distância atravessada por lógicas externas ao ritual; nas práticas midiáticas incorporadas ao cotidiano do peregrino que instituem modos pelos quais o fazer dessa experiência é afetado e ressignificado; e nos múltiplos caminhos, inclusive simbólicos, que se constituem e se entrecruzam em prolongamentos do Caminho em si. A investigação lançou mão de conceitos como experiência, narrativa, circulação, lógicas de mídia e lógicas de midiatização e de técnicas de análise diversas articuladas a um olhar de inspiração etnográfica. Desse modo, por meio de entrevistas, análise de aplicativos e de interações em grupos de Facebook dedicados ao Caminho de Santiago, formulários e de uma pesquisa participante em uma das rotas de peregrinação (o Caminho Francês), procurou-se, por estas múltiplas entradas analíticas, perscrutar que tipo(s) de experiência(s) despontam na midiatização contemporânea. Os caminhos da midiatização são marcados por tensões e ambivalências pelas quais um ritual cuja vivência que historicamente se constituiu como externo às estruturas sociais é cada vez mais invadido por injunções midiáticas na sua experiência. Não se nega a existência de processos midiáticos harmônicos, mas foi a dicotomia entre ações que levam o indivíduo a experimentar, de um lado, uma peregrinação idealizada e, de outro, práticas que o afastariam dela, é que se manifestou como força dúbia característica da midiatização quando esta se insere em uma experiência em que a busca pelo retorno ao tradicional se faz por gramáticas do tempo presente. Evidenciam-se nesta tese constantes negociações que envolvem a Igreja Católica, o campo político, o campo econômico e, especialmente, os próprios atores sociais que reinventam seu caminhar e, por conseguinte, a própria noção do Caminho e do(s) sentido(s) de uma peregrinação.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research aims to understand how contemporary media processes are integrated into the pilgrimage experience, with the Camino de Santiago as the place of observation. The mediatized pilgrimage takes place on multiple fronts: in the expressive materials that circulate in the media where a pilgrimage is created at a distance crossed by logics external to the ritual; in media practices incorporated into the pilgrim's daily life that institute ways in which the making of this experience is affected and reframed and in the multiple paths, including symbolic ones, that are constituted and intertwined in extensions of the Way itself. The investigation made use of concepts such as experience, narrative, circulation, media logic and mediatization logic and diverse analysis techniques articulated to an ethnographic inspired outlook. Thus, through interviews, application analysis and interactions in Facebook groups dedicated to the Camino de Santiago, forms and participatory research on one of the pilgrimage routes (the French Way), we sought, through these multiple analytical entries, to investigate what type (s) of experience (s) emerge in contemporary mediatization. The paths of mediatization are marked by tensions and ambivalences whereby a ritual that has been historically constituted as external to social structures is increasingly invaded by media injunctions in its experience. There is no denying the existence of harmonic media processes, but it was the dichotomy between practices that lead the individual to experience, on the one hand, an idealized pilgrimage and, on the other, practices that distance him from it, is that it manifested itself as a dubious force characteristic of mediatization when it is part of an experience in which the search for a return to the traditional is done through grammars of the present time. This thesis reveals constant negotiations involving the Catholic Church, the political field, the economic field and, especially, the social actors themselves who reinvent their journey and, therefore, the very notion of the Way and the sense (s) of a pilgrimage.;
metadataTrad.dc.subject Peregrinação; Midiatização; Caminho de Santiago; Peregrino midiatizado; Pilgrimage; Mediatization; Camino de Santiago; Mediatized pilgrim;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-05-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9317;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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