Resumen:
Este estudo tem como objetivo a construção de um sistema de recomendação para apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino em saúde, fazendo uso de estratégias de recomendação atuais, e que possibilite auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre simuladores para o apoio ao ensino em saúde de forma mais ampla, aprofundando na categoria específica de educação em saúde, tendo sido apresentados alguns exemplos e uma descrição completa do ambiente que será utilizado como caso de estudo. Em uma segunda etapa, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre sistemas de recomendação, os quais serviram de subsídio balizador para o presente estudo. Com o intuito de obter o estado da arte sobre sistemas de recomendação, em uma terceira etapa foi realizada uma revisão sistemática, que possibilitou buscar as principais técnicas, modelos de avaliação, bem como base de dados utilizadas para avaliação. Sendo assim, foi possível propor um sistema de recomendação embasado em uma teoria que tem como propósito o desenvolvimento de habilidade do pensamento crítico. A partir disto, foi possível desenvolver uma série de experimentos com focos e abordagens distintas para avaliar o sistema proposto, tendo o primeiro experimento como foco avaliar as técnicas de recomendação tradicionais utilizadas; o segundo, objetivando validar o protótipo em uma abordagem denominada offline; e o terceiro experimento, por fim, objetivou integrar o primeiro experimento com o segundo, colocando em prática o sistema de recomendação proposto nesta tese. O quarto e último experimento tiveram como enfoque avaliar a experiência dos usuários frente ao simulador. Os resultados obtidos indicam por meio de um especialista que o sistema proposto apresenta potencial para apoiar no processo de ensino e aprendizagem com o uso de simuladores do tipo paciente virtual, visto que as recomendações podem fundamentar o aluno frente ao seu processo de ensino.