Autor |
Azevedo, Otávio Bastos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7660799092443387; |
Orientador |
Maillard, Patrícia Augustin Jaques; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5723385125570881; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Um agente pedagógico gentil é mais efetivo? Efeito das atitudes de agentes pedagógicos animados na aprendizagem, engajamento, emoções e ansiedade dos estudantes; |
Resumo |
As atitudes afetivas dos professores podem ter um impacto positivo ou negativo na aprendizagem dos alunos. Assim sendo, é uma boa prática considerá-las na concepção de agentes pedagógicos animados. De acordo com o número de publicações nessa área a partir de 2014, o interesse pelos agentes animados com dimensões afetivas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Entretanto, não houve uma comparação dos efeitos de agentes pedagógicos animados com atitudes opostas (como amigável e direta, por exemplo) e neutras (sem emoções). Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é verificar o impacto das atitudes dos agentes pedagógicos animados nos alunos em relação à aprendizagem, engajamento, emoções e estado de ansiedade. Para alcançar este objetivo, uma agente com as atitudes amigável, direta e neutra foi desenvolvida e integrada ao Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. Esse sistema foi utilizado em uma avaliação experimental envolvendo 71 alunos do sétimo ano do ensino fundamental, os quais foram distribuídos em três grupos, um para cada atitude da agente. Os resultados indicaram que os alunos do grupo da agente amigável apresentaram um maior engajamento e ganho de aprendizado. Também houve uma maior intensidade de emoções positivas nos alunos que utilizaram as agentes amigável e direta. Além disso, foi identificada uma redução na ansiedade dos alunos do grupo da agente neutra e dos estudantes que utilizaram a agente amigável na primeira etapa do experimento. Entretanto, não foram identificadas diferenças com significância estatística na maioria das comparações, possivelmente por causa do pequeno tamanho da amostra.; |
Abstract |
The affective attitudes of teachers can have a positive or negative impact on students’ learning. Therefore, it is a good practice to consider them when designing animated pedagogical agents. According to the number of publications in this area since 2014, the interest in animated agents with affective dimensions has increased considerably in recent years. However, there was no comparison of the effects of animated pedagogical agents with opposite attitudes (such as friendly and direct, for example) and neutral (without emotions). Thus, the objective of this work is to verify the impact of the animated pedagogical agents attitudes on students in relation to learning, engagement, emotions and state of anxiety. To achieve this goal, an agent with friendly, direct and neutral attitudes was developed and integrated with the PAT2Math Intelligent Tutor System. This system was used in an experimental evaluation involving 71 students of the seventh grade of elementary school, which were distributed in three groups, one for each agent’s attitude. The results indicated that the students in the friendly agent group showed greater engagement and learning gain. There was also a greater intensity of positive emotions in students who used friendly and direct agents. In addition, a reduction in anxiety was identified for students in the neutral agent group and for students who used the friendly agent in the first stage of the experiment. However, no statistically significant differences were identified in most comparisons, possibly due to the small sample size.; |
Palavras-chave |
Agente pedagógico animado; Computação afetiva; Atitudes; Amigável; Direta; Neutra; Sistema tutor inteligente; Animated pedagogical agent; Affective computing; Attitudes; Friendly; Direct; Neutral; Intelligent tutoring system; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-31; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9222; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |