Autor |
Pinheiro, Aline Gonçalves; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2462320933312507; |
Orientador |
Silva, André de Souza; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5188382125743201; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Atributos para análise do índice de caminhabilidade na área central de Petrolina-PE; |
Resumo |
As viagens não-motorizadas, sejam a pé ou por meio de bicicleta, interagem muito
mais com o espaço urbano, além de representar menor custo para os usuários, para
o meio-ambiente e para a sociedade. O surgimento dos princípios do Urbanismo
Sustentável valida o conceito de caminhabilidade e o insere nas discussões sobre
mobilidade, planejamento e desenho urbano, e foca nas condições do espaço urbano
vistos sob a ótica do pedestre. O termo caminhabilidade refere-se à medida em que
as características do ambiente urbano favorecem a sua utilização para deslocamentos
a pé. As metodologias de avaliação da caminhabilidade, surgem nesse contexto para
ajudar em diversas questões transversais a mobilidade urbana, com o propósito de
investigar os efeitos da caminhada na prevenção da saúde física e mental,
criminalidade, poluição do ar, entre outras questões contemporâneas ligadas a vida
urbana. O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de caminhabilidade dos
espaços para o uso dos pedestres em áreas centrais, a fim de compreender os
aspectos físicos e/ou subjetivos que promovem ou inibem a circulação a pé,
analisando as características do espaço urbano na área central da cidade de
Petrolina, a partir da proposição e aplicação de um método qualitativo de avaliação de
caminhabilidade. A fim de testar a aplicação do índice, foi realizado um estudo de caso
em uma área central da cidade de Petrolina-PE. Após a aplicação do índice e análise
das fichas técnicas, foi possível investigar as condições de conforto, fluidez e
segurança dos espaços públicos destinados aos pedestres, suas deficiências e
potencialidades, as relações sociais e econômicas na escala da rua e oferecendo à
gestão urbana municipal subsídios para a elaboração das diretrizes para projeto de
intervenção na área estudada informações que permitam identificar quais ações
devem ser implantadas a curto, médio e longo prazo para melhoria desses espaços e
seus usos.; |
Abstract |
Non-motorized trips, whether on foot or by bicycle, interact much more with the
urban space, in addition to representing a lower cost for users, for the environment and
for society. The emergence of the principles of Sustainable Urbanism validates the
concept of walkability and inserts it in discussions about mobility, planning and urban
design, and focuses on the conditions of urban space seen from the perspective of
pedestrians. The term walkability refers to the extent to which the characteristics of the
urban environment favor its use for walking. The methodologies for assessing
walkability appear in this context to help in several issues transversal to urban mobility,
with the purpose of investigating the effects of walking in the prevention of physical
and mental health, crime, air pollution, among other contemporary issues related to life
urban. The objective of this research is to analyze the walking conditions of spaces for
pedestrians to use in central areas of medium-sized cities, in order to understand the
physical and / or subjective aspects that promote or inhibit walking, analyzing the
characteristics of urban space in the central area of Petrolina city, from the proposition
and application of a qualitative method of assessing walkability. In order to test the
application of the index, a case study was carried out in a central area of the city of
Petrolina-PE. After applying the index and analyzing the technical data sheets, it was
possible to investigate the conditions of comfort, fluidity and safety of public spaces for
pedestrians, their deficiencies and potential, social and economic relations on the
street scale and offering to the municipal urban management subsidies for the
elaboration of the guidelines for the intervention project in the studied area information
that allows identifying which actions should be implemented in the short, medium and
long term to improve these spaces and their uses.; |
Palavras-chave |
Urbanismo; Caminhabilidade; Vegetação urbana; Urbanism; Walkability; Urban vegetation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-04-04; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9197; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo; |