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Certificação profissional de trabalhadores(as) da pesca artesanal : análise da implementação do Programa Rede CERTIFIC no IFAM – Campus Parintins (2010-2012)

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metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Bianca Santos Bento da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0487015730826108;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Bilhão, Isabel Aparecida;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Certificação profissional de trabalhadores(as) da pesca artesanal : análise da implementação do Programa Rede CERTIFIC no IFAM – Campus Parintins (2010-2012);
metadataTrad.dc.description.resumo A escrita da Tese apresenta a análise do processo de implementação da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC, criada no ano de 2009 por meio da Portaria Interministerial nº 1.082, no Instituto Federal de Educação do Amazonas – IFAM – Campus Parintins. Para isso, faz-se uso: do acervo de documentação existente no referido campus, arquivado entre os anos de 2010 e 2012; do Documento Oficial de Orientação para Implementação da Rede CERTIFIC (2010-2011); das transcrições de narrativas de trabalhadores/as da pesca da Comunidade do Remanso realizadas no ano de 2012 e das narrativas produzidas a partir de entrevistas compreensivas, realizadas com os profissionais do IFAM que atuaram direta e indiretamente no processo de implementação do Programa. Utilizando como referencial teórico-metodológico a Abordagem Ciclo de Políticas, construída por Stephen Ball e Richard Bowe, a tese estudou um dos contextos que constituem esse aporte: o contexto da prática. Porém, não perdeu de vista a inter-relação e a implicação existente entre todos os outros contextos que o compõem. A partir da materialidade empírica, constituíram-se como categorias analíticas: a) adesão ao Programa; b) trabalho em Rede e suas contradições; c) formação dos implementadores; d) organização pedagógica do trabalho. O estudo permitiu constatar, entre outros aspectos, que a implementação do Programa Rede CERTIFIC ocorreu mediante um contexto que se apresentava insuficiente em relação à infraestrutura e à disponibilidade de servidores no campus, tendo que ser redesenhado em diferentes momentos de sua implementação. Contudo, o compromisso e engajamento da equipe de implementadores – construídos no desenvolvimento do Programa -, no contexto da prática, permitiu que este tivesse êxito, sendo um dos maiores deles o diálogo entre os diferentes saberes construídos pelos vieses da prática cotidiana e da cientificidade.;
metadataTrad.dc.description.abstract The Thesis presents an analysis of the implementation process of the National Professional Certification Board and Initial and Continuing Education – CERTIFIC Network, created in 2009 through the Ministerial Order number 1.082, in the Amazonas Federal Institute of Education (Instituto Federal de Educação do Amazonas - IFAM) – Parintins campus. Thus, it was used: the existing documental collection from the campus mentioned above, filed in the years of 2010 and 2012; the official document of the implementation guidance of the CERTIFIC Network (2010 – 2011); of the transcript of fishing workers’ narratives from the Community of the Remanso held in 2012 and the narratives extracted from the comprehensive interview, carried out with the IFAM professionals who worked directly and indirectly in the Program implementation process. Using as theoretical-methodological framework the Policy Cycle Approach, formulated by Stephen Ball and Richard Bowe, the thesis studied one of the contexts that is part of the input: the practice context. However, it did not overlook the interrelationship and the existing implications among all the other contexts of the policy cycle. Based on the empirical materiality, it was established as analytical categories: a) adhesion to the program; b) the networking and its contradictions; c) the education background of the implementers; d) the pedagogic organization of the work; e) the CERTIFIC learning and meanings. The study brings out the fact, among other aspects, that the implementation of the CERTIFIC Network Program occurred upon a context that was insufficient regarding the infrastructure and the availability of the campus having to be redesigned at diferent times of its implementation. However, the commitment and commitment of the team of implementers – buil in the development of the Program -, in the context of the ptractice, allowed it to succeed, one of the biggest being the dialogue between the diferente knowledge built by the biases of daily practice and scientificity.; La Tesis presenta el análisis del proceso de implementación de la Red Nacional de Certificación Profesional y Formación Inicial y Continua – Red CERTIFIC, creada en el año 2009 a través de proyecto de ley Interministerial nº 1.082, del Instituto Federal de Educación de Amazonas – IFAM – Campus Parintins. Para esto, se hace uso de la documentación existente en el citado Campus, archivado entre los años 2010 y 2012; del Documento Oficial de Orientación para la Implementación de la Red CERTIFIC (2010-2011); de la transcripción de las narrativas de los trabajadores de la pesca de la Comunidad del Remanso realizada em 2012 y de las narrativas producidas a partir de las entrevistas comprensivas, realizadas con los profesionales de IFAM, que participaron directa o indirectamente en el proceso de ejecución del Programa. Utilizando como referencia teórica-metodológica el Abordaje Ciclo de Políticas, construida por Stephen Ball y Richard Bowe, la tesis estudió uno de los contextos que constituyen ese aporte: el contexto de la práctica. Sin embargo, no se perdió de vista la interrelación y la implicación existente entre todos los otros contextos que lo componen. A partir de la materialidad empírica, se constituyeron como categorías analíticas: a) la adhesión al Programa; b) el trabajo en red y sus contradicciones; c) la formación de los aplicadores; d) la organización pedagógica del trabajo; e) los aprendizajes y significados del CERTIFIC. El estudio permitió constatar, entre otros aspectos, que la implementación del Programa Red CERTIFIC ocurrió mediante un contexto que se mostraba como insuficiente en relación con la infraestructura y a la disponibilidad de servidores en el campus, tener que ser rediseñado em diferentes momentos de su implementación. Sin embargo, el compromisso y el compromisso del equipo de implementadores, construído e el desarrollo del Programa, em el contexto de la práctica, le permitió tener éxito, uno de los más grandes fue el diálogo entre los diferentes conocimientos construidos por los prejuicios de la práctica diária y la cientificidad.;
metadataTrad.dc.subject Políticas Públicas; Formação Profissional; Certificação de trabalhadores; Rede CERTIFIC; Processo de implementação; Public policies; Professional Education; Workers Certification; CERTIFIC Network; Implementation Process; Políticas Públicas; Formación Profesional; Certificación de trabajadores; Red CERTIFIC; Proceso de implementación;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-08-23;
metadataTrad.dc.description.sponsorship FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9162;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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