metadataTrad.dc.contributor.author |
Guilhermano, Lívia; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Rodembusch, Rodrigo Severo; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2623251248417856; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo de posicionamentos do JN frente aos comentários de telespectadores no ambiente digital; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Entende-se que o jornalismo passa por um período de adaptação à emergente cultura da participação, na qual o público busca ter um papel ativo no processo de comunicação. Com as tecnologias digitais, as pessoas se tornam cada vez mais conscientes de que a mídia não precisa ser unidirecional. É possível criar, compartilhar e reconfigurar conteúdos. É dentro desse cenário que o presente artigo busca analisar o fenômeno do posicionamento do noticiário televisivo frente à participação do público conectado à Internet. Para isso, foram selecionados momentos em que o Jornal Nacional, da Rede Globo, responde ao vivo aos comentários dos telespectadores nas redes sociais. Para fundamentar este artigo, foram estudados autores como Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ramonet (2012) e Wolton (2012).; |
metadataTrad.dc.subject |
Telejornalismo; Televisão; Cultura da participação; Mídias sociais; Jornal Nacional; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2016-01-01; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8853; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Especialização; |
metadataTrad.dc.curso |
Televisão e Convergência Digital; |