RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo de posicionamentos do JN frente aos comentários de telespectadores no ambiente digital

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Guilhermano, Lívia;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rodembusch, Rodrigo Severo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2623251248417856;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo de posicionamentos do JN frente aos comentários de telespectadores no ambiente digital;
metadataTrad.dc.description.resumo Entende-se que o jornalismo passa por um período de adaptação à emergente cultura da participação, na qual o público busca ter um papel ativo no processo de comunicação. Com as tecnologias digitais, as pessoas se tornam cada vez mais conscientes de que a mídia não precisa ser unidirecional. É possível criar, compartilhar e reconfigurar conteúdos. É dentro desse cenário que o presente artigo busca analisar o fenômeno do posicionamento do noticiário televisivo frente à participação do público conectado à Internet. Para isso, foram selecionados momentos em que o Jornal Nacional, da Rede Globo, responde ao vivo aos comentários dos telespectadores nas redes sociais. Para fundamentar este artigo, foram estudados autores como Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ramonet (2012) e Wolton (2012).;
metadataTrad.dc.subject Telejornalismo; Televisão; Cultura da participação; Mídias sociais; Jornal Nacional;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8853;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Televisão e Convergência Digital;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics