Resumo:
Muitas universidades possuem como meta estratégica elevar os seus padrões de inovação e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Uma das principais medidas adotadas é promover a externalidade da propriedade intelectual por meio do depósito de patentes. Pesquisas recentes propõem que atuar de forma colaborativa com a indústria, governo e demais partes interessadas auxilia para o desenvolvimento da inovação e é fundamental garantir a perenidade e o prestígio das instituições acadêmica. No entanto, não se observa na literatura ênfase em estudos que apresentem os caminhos táticos e estratégicos para as instituições de ciência e tecnologia potencializarem a geração de patentes. Diante desse cenário, esta pesquisa possui como objetivo identificar quais as combinações da estrutura relacional da universidade com atores externos melhor influenciam os resultados de P&D. Para identificar estas combinações, a presente pesquisa utilizou dois métodos de pesquisa: a Análise de Redes Sociais (ARS) e a Qualitative Comparative Analysis (QCA). Os dados utilizados neste estudo foram coletados da base de dados da Derwent Innovation Index (DII) que possui mais de 16 milhões de invenções cadastradas dos principais escritórios de patentes do mundo. Com o auxílio do software Gephi, analisou-se os dados referentes à rede relacionada à indústria mundial de semicondutores. Posteriormente, com o auxílio do software fsQCA, realizou-se a geração das combinações (receitas) responsáveis pelos casos de sucesso na geração de patentes nos três períodos de análise compreendidos entre os anos de 1963 a 2017. Como resultado da pesquisa, pode-se constatar que, no primeiro período de análise (1963-1990), considerado um período com pouca competitividade na indústria de semicondutores, o relacionamento direto e recorrente entre os atores era o principal propulsor de geração de patentes. Já no segundo período de análise (1991-2001), no qual a indústria de semicondutores começava a caminhar para projetos de P&D mais participativos, a combinação que gerou os melhores resultados tinha como configuração atores com relacionamentos diretos e recorrentes, atuando de forma próxima – percorrendo poucos caminhos para acessar os demais atores da rede – e se organizando em clusters, ou seja, atuando com alto nível de agrupamento. Em se tratando do terceiro período (2002-2017), caracterizado por um mercado altamente competitivo e dinâmico neste tipo de indústria, as duas combinações que geraram os melhores resultados ora
combinaram relações diretas e recorrentes com atores pouco distantes, ora combinaram novamente relações diretas e recorrentes com atores que, por sua vez, possuem contatos diretos com muitos atores, ou seja, atores que possuem muita influência e prestígio quando comparados com os demais. Finalmente, a pesquisa contribui para a teoria por ter preenchido uma lacuna no estudo das estruturas relacionais mais eficazes na geração de propriedade intelectual. Para o campo gerencial, o estudo aponta que, com vistas a potencializar a geração de patentes nas universidades, faz-se necessário posicionar a universidade de forma estratégica com relações próximas, recorrentes e com atores com alto grau de influência e prestígio.