Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Ferreira, Claudia Coelho Frez;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Storck, João Batista;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8903068207706358;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A identidade inaciana e a formação integral;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho monográfico busca refletir sobre a Identidade Inaciana e as suas implicações e relações no processo de ensino nas escolas jesuítas que trabalham com crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Para isso, trataremos de um dos principais elementos que caracterizam a Identidade Inaciana que é a Pedagogia Inaciana, abordando, especificamente, a forma como se estrutura as suas características principais, assim como, as suas implicações enquanto processo educativo, proporcionando uma reflexão sobre as influências dessa pedagogia na vivência das crianças para que as mesmas atinjam a educação integral. Esta dissertação, além de abordar sobre a Pedagogia Inaciana, traz também um exemplo de Projeto de Ação Pedagógica (PAP) desenvolvido através de uma pesquisa (feita com aplicação de questionário) com o intuito de enriquecer esse trabalho acadêmico e, ao mesmo tempo, dar um exemplo de que o educador pode e deve ser um constante pesquisador do seu próprio ambiente escolar. Além do questionário, foram utilizadas na metodologia: leituras, pesquisas, coleta de dados e a principal delas que é a experiência empírica dentro e fora de sala de aula. Através destas, verificou-se o quão importante é o crescimento integral do aluno e também do profissional educador, estando este mais preparado para um cenário caracterizado por desafios e inovações.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present academic paper seeks to reflect on the Ignatian identity and its implications and relations in the teaching process in the Jesuit schools that work with children in the first segment of elementary school. For this, we will treat one of the main elements that characterize the Inaciana Identity that is the Inaciana Pedagogy, addressing, specifically, the way structure, its main characteristics, as well as its implications as Educational process, providing a reflection on the influences of this pedagogy in the children's experience so that they achieve integral education. This dissertation, in addition to addressing the Inaciana Pedagogy, also brings an example of a Pedagogical Action Project (PAP) developed through a research (done with questionnaire application) in order to enrich this academic work and, at the same time, give an example that the educator can and should be a constant researcher of his own school environment. In Addition to the questionnaire, they were used in the methodology: readings, surveys, data collection and the main one that is the empirical experience in and out of the classroom. Through these, it was verified how important is the integral growth of the student and also of the professional educator, being more prepared for a scenario characterized by challenges and innovations.;
metadataTrad.dc.subject Identidade Inaciana; Conhecimento; Pedagogia Inaciana; Ensino Fundamental; Vivência; Inaciana Identity; Knowledge; Inaciana Pedagogy; Elementary School; Experience;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8739;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics