RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Relato de experiência docente: história única e sociedades ameríndias em animações e imagens

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Sperotto, Fernanda Camargo; Gomes, Arthur Maia Baby; Seffner, Fernando; Grendene, Raquel Balczarec;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6168617043248266; http://lattes.cnpq.br/2502869340692743; http://lattes.cnpq.br/2541553433398672;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Relato de experiência docente: história única e sociedades ameríndias em animações e imagens;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho consiste no relato de uma experiência docente em três turmas de segundo ano do ensino médio, na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, onde atuamos no subprojeto História do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Trabalhamos o contato entre as sociedades ameríndias e os europeus no final do século XV e início do XVI, a partir do conceito de história única e da representação do “outro” nas animações O Caminho para Eldorado, Madagascar, Pocahontas e Tarzan. Posteriormente, apresentamos slides com aspectos importantes das sociedades Maia, Inca e Asteca, atentando para a organização social e as relações intracontinentais de trocas, observáveis na cultura material e imaterial. A primeira parte discute a ideia de “história única”, enquanto a segunda se utiliza deste conceito para apresentar e discutir as sociedades citadas. Foi aplicada uma atividade avaliativa relacionada à temática.;
metadataTrad.dc.subject História única; América; Decolonial; Ameríndios; Conquista;
metadataTrad.dc.type Trabalho apresentado em evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8672;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics