Autor |
Soares, Taiane Custodio; Rodrigues, Taís Teixeira; Rodrigues, Thiago Nunes; Dorneles, Brenda Ariel Da Silva; Oliveira, Vera Regina; Costa, Gabriela Manzke; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1612402745476014; http://lattes.cnpq.br/1585544420048561; http://lattes.cnpq.br/6143160670565417; http://lattes.cnpq.br/7837073493329274; http://lattes.cnpq.br/6314862773308347; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O teatro e suas contribuições para alunos do sétimo ao nono ano de uma escola pública de Pelotas/RS; |
Resumo |
A palavra teatro tem origem grega theatron, significa o lugar de onde se vê. Para Aristóteles, o teatro permitia conhecer e conhecer além da superfície, para ele o teatro tinha a qualidade de ensinar às pessoas a enxergarem além do discurso, além das aparências, ver o que estava encoberto (OLIVEIRA & STOLTZ, 2010). Hoje em dia a visão que se tem não é muito diferente daquela assentada por Aristóteles.
De acordo com Lei nº 9.394 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no artigo 26º, parágrafo 2º, torna o ensino de arte obrigatório, “nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (BRASIL, 1996). Assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), destacam a arte englobando quatro modalidades: artes visuais (fotografia, cinema, artes plásticas, artes gráficas), música, dança e teatro (BRASIL, 1997).; |
Palavras-chave |
Peça teatral; Bullying; Pratica pedagógica; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8373; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |