Resumo:
O Arduino é um projeto eletrônico de plataforma aberta, com a filosofia de fornecer um “hardware” e um “software” fácil de usar. Tem sido proposto como ferramenta de ensino, nas áreas de exatas e engenharias, por vários grupos entre eles da PUC-SP, UFRGS (CAVALCANTE, 2011), UFRJ (SOUZA, 2011), UPF (DIONISIO, 2017), UFSC (SILVEIRA, 2017), IFRN (SILVA, 2014), UNIPAMPA (DWORAKOWSKI, 2016). e trabalhos em mestrados profissionais (SILVEIRA, 2017, DWORAKOWSKI, 2016). Contudo outras áreas do conhecimento podem se beneficiar desta plataforma, como exemplo a área da moda (LILYPAD, 2015) e com um pouco de imaginação, o ensino em todas as áreas do conhecimento poderão fazer uso desta plataforma. A plataforma Arduino permite a realização concreta de um modelo teórico, propiciando um aprendizado mais significativo. Existem diversas propostas de ensino utilizando o controle liga-desliga (L-D) com o Arduino para controlar: a temperatura de um reservatório, a posição de um objeto, etc. Controles desta natureza recebem estímulos de um sensor (temperatura ou distância), e quando este estimulo, atinge um valor limite previamente imposto, liga-se ou desliga-se um atuador (aquecedor ou motor).