Resumo:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) é importante que a educação proporcione aos estudantes o conhecimento e a valorização das diferentes características etno-culturais que convivemos diariamente em nosso contexto, tendo como objetivo a percepção crítica das desigualdades que o país abrange.
Deste modo, a Educação Física Escolar deveria promover o princípio da inclusão, como a inserção e integração dos estudantes à Cultura Corporal do Movimento, por meio de vivências que problematizem com criticidade os diversos conteúdos da grade curricular.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como um dos objetivos proporcionar aos acadêmicos, experiências de docência articulando universidade e escola, oportunizando contato com a realidade escolar e qualificando a formação de professores em formação inicial e continuada. O PIBID, Educação Física UNIPAMPA, campus Uruguaiana, é dividido em dois subgrupos, cada um formado por 15 bolsistas, três professores supervisores e uma coordenadora.