Autor |
Alves, Josiane Rodrigues; Staub, Joel; Sylvestrin, Plinio Gabriel; Peron, Luciana del Castanhel; Lübeck, Marcos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6531601438316861; http://lattes.cnpq.br/5139444598407753; http://lattes.cnpq.br/8295297823315202; http://lattes.cnpq.br/5380611529070405; http://lattes.cnpq.br/7883791454233628; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Estimulando o potencial do discente em Matemática; |
Resumo |
O presente trabalho relata uma pesquisa feita pela frente de aptidão em matemática do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Foz do Iguaçu (PIBID/MAT/FOZ), onde um dos objetivos propostos foi analisar o desempenho dos alunos de uma turma do 7º ano de um dos colégios parceiros. Ao acompanhar os professores supervisores do subprojeto em sala de aula, observamos frequentemente aqueles alunos que possuem um grande potencial para aprender determinados conteúdos, porém na hora de fazer as atividades propostas pela professora não utilizam ou não sabem utilizar a capacidade que possuem para resolver as mesmas. Então, com o intuito de entender melhor o que os educandos pensam em relação as aulas de matemática, onde se situam as maiores dificuldades e o que podemos fazer para estimular o desenvolvimento deles em sala de aula, resolvemos pensar em práticas pedagógicas que auxiliam o educando e, para isso, foram feitas análises através da observação em sala de aula, questionários e um teste de aptidão (Teste de QI, 2016).; |
Palavras-chave |
Aptidão; Lógica; Formação docente; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8075; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |