Autor |
Weschenfelder, Aline; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1155331518852826; |
Orientador |
Fausto Neto, Antônio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6946599956105105; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Manifestações da midiatização - Transformação dos atores sociais em produção e recepção: O caso Camila Coelho; |
Resumo |
Esta pesquisa se desenvolve no âmbito dos estudos sobre midiatização e tem como foco a complexificação das atividades interacionais constituídas entre atores sociais em produção e recepção. A partir de estudo de caso midiatizado, busca-se compreender os tipos de vínculos interacionais que se organizam nos circuitos engendrados entre a blogueira Camila Coelho e seus coletivos no YouTube, eleito como zona de contato, lugar onde tais relações são tecidas. A pesquisa estrutura-se em torno de quatro capítulos: dois compreendem o quadro teórico-conceitual; um terceiro trata especificamente da natureza do caso midiatizado; e, por fim, um último desenvolve a análise do funcionamento dos processos interacionais. O exame dos materiais é sistematizado em três fases, que abrangem o período de julho/2010 a dezembro/2018, nas quais se manifestam as articulações que apontam para: o processo de transformação de Camila Coelho em celebridade e a mutação dos modos de ser dos seus coletivos. Os resultados da investigação indicam que o processo associa diferentes características dos atores sociais envolvidos – em produção e recepção – complexificando a natureza da interação desenvolvida, em termos discursivos e interacionais. Distintas operações mostram, segundo suas próprias lógicas, a celebrificação da blogueira, enquanto algumas marcas também destacam as transformações dos coletivos, no âmbito da zona de contato.; |
Abstract |
This research is conducted in the field of mediatization studies and focuses on the complexification of the interactional activities constituted among social actors in production and reception. Through a mediatized case study, we seek to understand the types of interactional bonds organized in the circuits generated between the blogger Camila Coelho and her collective on YouTube, chosen as a contact zone where relationships are constructed. This investigation is structured around four chapters: two of them comprise the theoretical and conceptual framework; the third one discusses specifically the nature of the mediatized case; and, finally, the last one presents the analysis of the functioning of the interactional processes. Data examination is systematized in three phases, covering the period from July 2010 to December 2018, including the manifest articulation of the transformation process of Camila Coelho in celebrity and the mutation of the ways of being of her collective. The results of this research indicate that the process associates different characteristics from the social actors involved (in production and reception), complexifying the nature of the interaction developed, in discursive and interactional terms. Different operations reveal, according to their own logic, the celebrification of the blogger, while some brands also highlight the transformations of the collective in the contact zone.; |
Palavras-chave |
Circulação; Caso Midiatizado; Zona de Contato; Camila Coelho; Coletivos; Circulation; Mediatized case; Contact Zone; Camila Coelho; Collective; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019-03-19; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7970; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |