metadataTrad.dc.contributor.author |
Corte, Marina Matias; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Barossi, Roberta dos Santos; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/3747031164482888; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
O humor e o bom humor como estratégia de fidelização: Uma análise de fanpages no facebook; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este trabalho busca verificar de que forma o humor e o bom humor na linguagem das fanpages brasileiras no Facebook das marcas Cemitério Jardim da Ressurreição, Netflix e O Boticário podem contribuir para a fidelização de seus consumidores. O estudo se inicia com um referencial teórico que contextualiza o ambiente das mídias sociais, em especial o Facebook, discorre sobre os conceitos de Marketing Digital, humor e bom humor e apresenta os objetos de estudo. Posteriormente, por meio de uma pesquisa qualitativa, com 13 entrevistas, testa-se a problemática da pesquisa. Por fim, sob a ótica da metodologia de Análise de Conteúdo, conclui-se que o humor escrachado, caracterizado pelo uso de memes e de piadas, pode provocar o “riso pelo riso” ou, ainda, dependendo do produto ou serviço da marca, passar para o público-alvo estranheza ou falsidade. Sendo assim, seria mais indicado para marcas tradicionais ou de produtos/serviços sérios, o uso do bom humor.; |
metadataTrad.dc.subject |
Marketing digital; Mídias sociais; Facebook; Humor; Bom humor; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2017; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7241; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
MBA; |
metadataTrad.dc.curso |
Marketing Estratégico; |