Resumo:
O presente trabalho aborda o tema da atuação dos coworkings e da inovação social em moda a partir da compreensão de que estes espaços podem atuar como pontos focais, para a fomentação do debate e construção de caminhos para novos modelos de produção e consumo de moda com foco em sustentabilidade. Ele tem o objetivo de compreender como funciona um espaço de coworking de moda atualmente, e de que forma o design pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias para a atuação deles como pontos focais. Usando o método do Estudo de Caso, estudou-se a organização Malha, localizada no RJ. A partir de entrevistas, observação, e estudo de dados secundários e, como resultado, identificou-se que os espaços de coworking tem potencial para atuar como pontos focais, porém ainda enfrentam desafios na prática, principalmente em relação à construção de uma cultura e mentalidade de fato colaborativa e à sustentabilidade financeira do negócio. Com base no pensamento de design, e utilizando o método de construção de cenários orientados pelo design (DOS), foi desenvolvida uma visão sobre como seria o mundo caso os coworkings atuassem como pontos focais para o desenvolvimento de uma moda com foco em sustentabilidade. Também foram sugeridos caminhos possíveis para atingir o cenário, através da proposição de serviços guiados por princípios de transparência e colaboração, valores que foram identificados como fundamentais para tanto.