Resumo:
O presente trabalho teve o objetivo de propor e testar um modelo teórico que considerou as relações entre envolvimento cognitivo, envolvimento afetivo, identidade social, laços de interação social, flow e intenção de compra. Para atingir os objetivos do estudo, inicialmente, foi realizada uma busca sistemática de elementos teóricos para composição do modelo e proposição das hipóteses. A partir disso foram realizados dois estudos por meio de uma survey, com 244 e 269 respondentes, respectivamente, com participantes de comunidades mobile (m-comunidades). O modelo teórico foi testado utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Além do teste do modelo e das hipóteses, também foi verificada a mediação dos construtos identidade social, laços de interação social e flow entre os construtos envolvimento cognitivo, envolvimento afetivo e intenção de compra. Os resultados indicaram que o envolvimento afetivo possui relação positiva na identidade social, o que não ocorreu com o envolvimento cognitivo nos dois estudos. A relação entre identidade social e intenção de compra foi suportada apenas no primeiro estudo. Para as outras relações, o primeiro estudo suportou as relações entre envolvimento afetivo e identidade social com laços de interação, envolvimento afetivo e identidade social com flow. No segundo estudo, os resultados mostraram suporte para a relação entre envolvimento cognitivo e identidade social com laços de interação, envolvimento cognitivo e identidade social com flow, além dos laços de interação com intenção de compra. Constatou-se um efeito mediador dos laços de interação com os envolvimentos e intenção de compra, sendo completa no primeiro estudo e parcial no segundo. Além disso, verificou-se que a identidade social e o flow não apresentaram efeito mediador entre os envolvimentos e intenção de compra. Por fim, a tese contribui em termos acadêmicos e gerenciais, possibilitando avanços no entendimento dos antecedentes da identidade social e as relações com a intenção de compra, demonstrando efeitos mediadores dos laços de interação.