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Plano de negócio – um estudo de caso de uma empresa familiar, gaúcha, fabricante de componentes para calçados no Vale dos Sinos, que está em processo de expansão

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Autor Fogaça, Leonel José;
Orientador Minussi, João Alberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5988360929557240;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Plano de negócio – um estudo de caso de uma empresa familiar, gaúcha, fabricante de componentes para calçados no Vale dos Sinos, que está em processo de expansão;
Resumo Nas empresas familiares o processo decisório muitas vezes é baseado apenas nas experiências vividas pelo gestor, bem como, o seu espírito empreendedor, sem ter uma estrutura de apoio que auxilie na mensuração do risco. O plano de negócio é uma ferramenta de gestão de fundamental importância, pela capacidade de ilustrar as idéias do empreendedor e ponderar os riscos envolvidos num projeto de investimento. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a viabilidade de um projeto de expansão de uma empresa do setor de componentes de calçados, situado na região do vale dos sinos no rio grande do sul, através de um plano de negócios. Utilizar um plano de negócio possibilitou desenvolver um planejamento estratégico e avaliar a viabilidade econômica do investimento, bem como testar sua sensibilidade aos riscos envolvidos. A presente pesquisa adotou a estratégia do estudo de caso, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de entrevista, observação direta e análise documental. Como resultado o plano de negócio elucidou o planejamento estratégico da empresa e constatou sua viabilidade econômica. Porém possibilitou demonstrar que o projeto é sensível às adversidade simuladas, concluindo que apesar do gestor ter decido corretamente pela opção de investir, talvez desconhecesse a fragilidade perante os riscos envolvidos no negócio.;
Abstract In family firms the decision-making process is often based only on the experiences of the manager as well as his entrepreneurial spirit without having a support structure that assists in risk measurement. The business plan is a management tool of fundamental importance, the ability to illustrate the ideas of the entrepreneur and assess the risks involved in an investment project. This study aims to assess the feasibility of a project to expand a company's footwear components sector, located in the valley region of the bells in waterfront, through a business plan. Using a business plan possible to develop a strategic plan and evaluate the economic viability of the investment, as well as test their sensitivity to the risks involved. This research adopted the strategy of the case study with exploratory and qualitative approach. For data collection interview techniques, direct observation and document analysis were used. As a result the business plan clarified the strategic planning of the company and found their economic viability. However possible to demonstrate that the project is sensitive to simulated adversity, concluding that despite the manager having correctly decided by the option to invest, perhaps unaware of the fragility against the risks involved in the business.;
Palavras-chave Plano de negócio; Empresa familiar; Análise de investimento; Planejamento estratégico; Business plan; Family business; Investment analysis; Strategic planning;
Tipo TCC;
Data de defesa 2014;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6855;
Nivel MBA;
Curso Controladoria e Finanças;


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