Resumo:
A evolução do mundo pode ser sentida em vários aspectos do nosso dia a dia. A forma como a venda de mercadorias acontece hoje exigiu que a arquitetura acompanhasse essa transformação. Este trabalho aborda a sustentabilidade nos pontos de venda varejistas, tendo sido necessário buscar conhecimento para compreender a transformação que a arquitetura teve ao longo dos anos junto às formas de comércio. Fez-se necessário tomar conhecimento sobre a atual situação, no Brasil e no mundo, em relação à arquitetura comercial sustentável e, em seguida, agrupar conceitos de sustentabilidade e características de um projeto sustentável. Além disso, o trabalho busca identificar os sistemas de avaliação ambiental para varejo mais utilizados e assim analisar como a metodologia, a aplicabilidade, os critérios avaliados e a forma de pontuação dos mesmos são empregadas. A partir desse apanhado de informações, foi necessário comparar e analisar os diferentes parâmetros usados nos sistemas de certificação, buscando entender aqueles que têm maior relevância e popularidade. Como resultado final, foi possível gerar 35 diretrizes sustentáveis divididas em 5 grupos que são: energia, conforto do usuário, água, materiais e manutenção. Essas diretrizes auxiliam os lojistas a aplicarem estratégias menos prejudiciais ao meio ambiente nos pontos de venda. Foi realizado um estudo de caso de dois empreendimentos varejistas já certificados no Brasil, tendo sido observado e comparado como as diretrizes propostas pelo trabalho se comportam em projetos reais. Foi possível perceber que a maioria das diretrizes propostas no trabalho foi pontuada e auxiliaram os empreendimentos analisados a conseguirem suas certificações. Assim percebe-se que é exigido muito conhecimento e responsabilidade para se conseguir uma certificação, mas também foi possível perceber que muitos pontos são atingidos com pequenas estratégias durante a fase de projeto ou até mesmo após a loja em funcionamento. Por fim, como forma de repassar aos lojistas as diretrizes desenvolvidas no trabalho, uma cartilha foi montada para ser entregue nos pontos de venda.