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Incubadora de aprendizagem e eventos adversos: uma proposta de qualificação profissional para colaboradores da equipe de enfermagem

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Autor Albuquerque, Natalia de Paula e Silva Pedroso de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3815987889661605;
Orientador Borges, Rosalia Figueiró;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2704919788171365;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Incubadora de aprendizagem e eventos adversos: uma proposta de qualificação profissional para colaboradores da equipe de enfermagem;
Resumo O presente estudo aborda a educação no âmbito hospitalar como ferramenta para a gestão de risco, tendo em vista que as intervenções educativas são pontuadas como meio de promover a mudança de comportamento no ambiente do trabalho. Neste sentido, pretendeu-se desenvolver um programa de qualificação profissional para colaboradores da equipe de enfermagem baseado na relação entre educação permanente e continuada e a ocorrência de eventos adversos. Para alcançar esta proposta elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a correlação existente entre o trabalho da educação permanente com a ocorrência de eventos adversos? Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, exploratório e descritivo com ênfase em pesquisa documental retrospectiva. Os dados foram extraídos de relatórios oriundos dos setores Educação Corporativa e Qualidade e Segurança referente ao período de janeiro a dezembro de 2016. O estudo apontou a existência de correlação negativa para a ocorrência de eventos adversos relacionados à medicação e exames de imagem e associação positiva para os demais tipos de evento, ou seja, os treinamentos ofertados para estes temas foram capazes de reduzir o número de eventos. Diante disso, uma proposta de incubadora de aprendizagem, desenvolvida através de oficinas de qualidade e segurança, foi criada como ferramenta de apoio ao gerenciamento de risco.;
Abstract The presente study addresses education within the hospital environment as a tool for risk management, considering that educational actions are a means to promote behavior change at the workplace. In this regard, the aim was to develop a professional qualification program for the nursing team members based on the relation between permanent and continuous education and the occurrence of adverse events. In order to attain this purpose, the following question was posed: what correlation is there between permanent education and the occurrence of adverse events? This is a cross-sectional, quantitative, exploratory and descriptive study, with emphasis on documental retrospective research. Data were extracted from corporate education department and quality and safety department reports within the period from January to December 2016. The study showed a negative correlation of occurrence of adverse events related to medication and imaging examinations, and a positive association to other kinds of events. In other words: the trainings offered in these themes were able to reduce the number of events. Therefore, a proposal for a learning incubator, focusing on quality and safety workshops, was created, as a tool to support risk management.;
Palavras-chaves Evento adverso; Intervenção educacional; Enfermagem; Adverse event; Educational intervention; Nursing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-08-05;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6634;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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