Resumo:
As organizações vêm buscando continuamente novas formas de se diferenciarem através da excelência dos seus produtos e serviços. Para tanto, devem ser capazes em selecionar o melhor conjunto de atividades e projetos para alcançar essa diferenciação. É muito pouco provável que as organizações realizem seus projetos sem gerar mudanças comportamentais ou culturais. Entretanto, as organizações têm enfrentado dificuldades para realizar essas mudanças, e a literatura relata índices de insucessos significativos ligados diretamente aos temas liderança e gerenciamento do processo de mudança. Este trabalho tem por objetivo propor um processo de gestão de mudanças para apoiar a empresa Carrier Transicold Brasil na implementação do sistema corporativo global de práticas de gestão da estratégia e de melhoria contínua. Para cumprir o objetivo, foi utilizado como método de pesquisa a pesquisa-ação, sendo esse método uma estratégia de pesquisa que permite ao pesquisador o desenvolvimento dos elementos conceituais e analíticos a partir dos dados coletados e não de técnicas estruturadas. É de natureza qualitativa, com uma relação entre teoria e prática para a solução do problema de pesquisa. Tem um enfoque voltado a construção da teoria para uso na prática. A estruturação desta proposição apoiou-se na identificação dos desafios, barreiras e elementos facilitadores na gestão de mudanças organizacionais, prosseguindo na seleção dentro da literatura de um modelo de processo de gestão de mudanças aderente a cultura da empresa. Em seguida foi efetuada a aplicação do processo de mudança e a respectiva avaliação do resultado com relação aos critérios corporativos do sistema de práticas de gestão da estratégia e de melhoria contínua. A robustez do processo de gestão de mudança proposto e aplicado, aliado ao forte patrocínio da liderança e o engajamento dos colaboradores envolvidos no processo, levam a evidências de que os objetivos da pesquisa foram alcançados. O desafio passa a ser a sustentação do programa para o alcance do objetivo corporativo.