Resumo:
Compreender mais profundamente o usuário e a sua experiência com os objetos é crucial para o design, já que a partir desse conhecimento é possível projetar focando em necessidade específicas. Com esse propósito, devem entender como as pessoas, através da percepção, entrarão em contato com os produtos, e como será esse encontro. Não só o produto em si é importante para a experiência. A embalagem é o primeiro contato que o usuário terá com ele, e pesquisas mostram que a sua cor e forma podem aumentar a preferência por um produto específico. Com isso em mente, esta pesquisa tem como objetivo geral mensurar o impacto das variáveis tangíveis da embalagem – forma e cor – na experiência do usuário. Para tanto, foi utilizado um delineamento experimental, contando com dois estudos. O primeiro manipulou duas variáveis independentes intragrupos, forma (arredondada e angular) e cor (escalas de cinza, de cores quentes e de cores frias), e as variáveis dependentes de preferência e associações de sabor, com uma amostra de cinquenta pessoas. Utilizou, para tanto, embalagens sem a identificação do produto. Os resultados encontrados indicaram que a cor é mais significativa do que a forma para as variáveis estudadas, não havendo diferença entre quentes e frias, com as cinzas apresentando médias muito menores quando comparadas às outras duas. Sobre os sabores, não houve efeito significativo para forma, enquanto a cor foi significativa em todos eles menos no sabor amargo. No segundo experimento foram manipuladas três variáveis independentes, também intragrupos: forma (arredondada e angular), cor (escalas de cores quentes e de cores frias) e tipo de produto (biscoito amanteigado e de cereal). Como variáveis dependentes, a percepção de o quão saudável um produto aparenta ser foi mensurada, assim como preferência, com uma amostra de cento e duas pessoas. Nesse experimento, foram utilizadas imagens de embalagens mais realistas, contendo a identificação do produto. Como resultados para preferência, a cor foi significativa, com as frias apresentando médias maiores, assim como o tipo de produto, com as amanteigadas apresentando médias maiores. Sobre o quão saudável um produto aparenta ser, todas as variáveis independentes apresentaram efeitos significativos, com as embalagens angulares, frias e amanteigadas apresentando médias maiores quando comparadas às outras.