Resumo:
O pluralismo relacional ocorre quando empresas derivam o seu significado e suas ações a partir das relações com vários tipos de entidades. Nesse sentido, as pequenas empresas que atuam de forma conjunta, por meio de redes, podem ser influenciadas pelas múltiplas relações no desenvolvimento de estratégias coletivas de responsabilidade social corporativa (RSC), buscando, assim, sanar problemas socioambientais em seu entorno. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender como o pluralismo relacional influenciava pequenas empresas em suas estratégias coletivas de responsabilidade social corporativa. O estudo focou em pequenas empresas do setor hoteleiro que eram associadas de uma rede. Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa teve caráter qualitativo e combinou o uso da análise qualitativa comparativa (QCA) e análise do discurso. Como resultados de pesquisa, concluiu-se que o pluralismo relacional influencia pequenas empresas em suas estratégias coletivas de responsabilidade social corporativa. Esse fato se instala em razão do relacionamento com distintos atores que se detectam dentro da rede, entre todos os associados e também com os que se encontram fora da rede, como Sindicatos de Hotéis, Bares e Restaurantes, entre outros. Outro resultado encontrado refere-se ao fato de que o pluralismo relacional da rede mais a intensidade da relação ou o pluralismo relacional da rede mais a longevidade da relação são potenciais influenciadores das estratégias coletivas da responsabilidade social corporativa. Além da contribuição central, focada no fato de que o pluralismo relacional influencia as estratégias coletivas de pequenas empresas, a tese possibilitou apresentar os aspectos que podem exercer essa influência nas estratégias de RSC das pequenas empresas, que compreendem o pluralismo relacional com diferentes stakeholders, os diferentes tipos de pluralismo relacional, intensidade da relação com os stakeholders e a longevidade da relação com os stakeholders.