RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Concentração do mercado de educação superior no Brasil: uma análise do efeito das fusões e aquisições sobre o desempenho acadêmico

Mostrar registro simples

Autor Spolavori, Rafael;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4239311734189366;
Orientador Costa, Luciana de Andrade;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2921649897325599;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Concentração do mercado de educação superior no Brasil: uma análise do efeito das fusões e aquisições sobre o desempenho acadêmico;
Resumo O presente trabalho analisa os efeitos de fusões e aquisições no ensino superior privado brasileiro sobre a qualidade e desempenho acadêmico dos cursos superiores de Administração, Direito e Pedagogia. A metodologia se divide em duas etapas, primeiro realizou-se o PSM (propensity score matching) para obtenção do suporte comum e posteriormente estimação pelo método das diferenças em diferenças. Quanto à análise dos efeitos da aquisição, os resultados indicam uma proporção maior de professores doutores nos cursos de administração e pedagogia e proporção maior de professores mestres no curso de administração. O Conceito Preliminar de Curso (CPC), média dos alunos concluintes na prova de formação geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e média dos alunos concluintes na prova de conhecimentos específicos do Enade não apresentaram efeito significativo com as aquisições. Considerando o Índice Geral de Cursos (IGC) das Instituições de Ensino Superior (IES) adquiridas, também não demonstraram efeito significativo com as aquisições. Esses resultados indicam que a análise dos efeitos das fusões e aquisições ainda é incipiente e deve ser retomada com a divulgação de novos e atualizados indicadores de qualidade.;
Abstract This study analyzes the effects of mergers and acquisitions in the Brazilian private higher education sector on quality and academic performance of the higher courses of Business Administration, Law and Pedagogy. The methodology is divided in two stages; first, the PSM (propensity score matching) was obtained in order to geet the common support; then, we estimated the acquisition effect using the difference-difference method. As to the analysis of the acquisition effects, the results indicate a higher proportion of PhD professors in the Business Administration and Pedagogy courses, and a higher proportion of professors with Master’s degree in the Business Administration course. The Preliminary Course Concept (PCC), the average of the graduating students in the Nacional Student Performance Exam general education test and the average of the graduating students in the Nacional Student Performance Exam specific knowledge test did not present significant effects with the acquisitions. The General Course Index (GCI) of the acquired Higher Education Institutions (HEI) did not have significant effects with the acquisitions either. These results indicate that the analysis of the effects of mergers and acquisitions is still incipient and should be continued with the dissemination of new and updated quality indicators.;
Palavras-chave Ensino superior; Qualidade; Fusões e aquisições; Higher education; Quality; Mergers and acquisitions;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-12-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6035;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística